Habitações novas mitigam aumento dos aluguéis em unidades antigas
Dados mostram que uma limitação da oferta de moradia está associada a maiores aumentos nos preços do aluguel em bairros de menor renda.
Ouça nossa entrevista com Ciro Biderman, coordenador do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público da FGV.
9 de junho de 2021Minha Casa Minha Vida, propriedades ociosas, impacto das regulações no mercado informal… Neste episódio recebemos Ciro Biderman para uma conversa sobre as políticas urbanas baseadas em evidências.
Paulistano, Ciro é professor do mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo da FGV e coordenador do CEPESP, o Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público da FGV. Ele é pós-doutor em Economia Urbana pelo Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento do MIT e Doutor em Economia pela FGV. Seu interesse de estudo inclui economia regional e urbana focado em políticas públicas no nível sub-nacional com ênfase em transportes e uso do solo. Foi diretor de Inovação da São Paulo Negócios e Chefe de Gabinete da SPTrans, ambos da Prefeitura de São Paulo.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Regulation and Informal Settlements in Brazil: A Quasi-Experiment Approach
The Brazilian Housing Program Minha Casa Minha Vida: Effect on Urban Sprawl
O PEUC é a melhor solução para o problema das propriedades ociosas?
Mobilidade do Futuro: Um Modelo Disruptivo para São José dos Campos
Como evitar o colapso do transporte coletivo pós-pandemia
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarDados mostram que uma limitação da oferta de moradia está associada a maiores aumentos nos preços do aluguel em bairros de menor renda.
O aumento das temperaturas está colocando à prova a funcionalidade das cidades, da eficiência do transporte à produtividade do trabalho informal. O desenho urbano e as infraestruturas resilientes são fundamentais para que as metrópoles continuem habitáveis.
Conheça o projeto que quer introduzir habitações sociais integradas à cidade, no centro de Recife, por meio de locação social.
Nos anos 1990, diante de uma cidade em crise, o prefeito alcançou melhorias na vida urbana induzindo mudanças comportamentais nos cidadãos.
O planejamento urbano brasileiro está mais preocupado em tentar "projetar" lotes privados do que em cuidar do espaço público e da infraestrutura.
Enquanto o planejamento urbano e o orçamento municipal continuam priorizando o automóvel, os pedestres e ciclistas são prejudicados.
O espraiamento das cidades brasileiras tem gerado altos custos. Os dados revelam que estamos construindo cidades para carros, não para pessoas.
Confira a nossa conversa com a arquiteta e urbanista Renata Falzoni sobre a luta em defesa dos ciclistas nas cidades brasileiras.
Onde os eventos climáticos extremos encontram vulnerabilidades preexistentes, como reprojetar territórios que nunca foram projetados?
COMENTÁRIOS