Consensos e equívocos sobre mobilidade urbana
Existem alguns equívocos comuns nas escolhas que vêm sendo feitas em políticas de mobilidade urbana, especialmente em relação à eletrificação da frota e à adoção da tarifa zero.
Confira nossa entrevista com a pesquisadora Mariana Giannotti.
23 de agosto de 2023Neste episódio, recebemos a renomada pesquisadora Mariana Giannotti para discutir dados urbanos e desigualdades socioespaciais. Nele, abordamos sua pesquisa sobre os padrões de deslocamento em Paraisópolis, o uso de dados de celular no planejamento de transportes e as implicações para a infraestrutura cicloviária. Mariana também compartilha insights sobre a relação entre moradia, transporte e acessibilidade nas áreas urbanas.
De São Paulo, Mariana é professora da Poli-USP, coordenadora da área de transferência de tecnologia e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Fez graduação na USP, mestrado no Inpe e doutorado na Poli. Leciona ciência de dados espaciais para as engenharias ambiental e civil. Pesquisa sobre desigualdades socioespaciais relacionadas ao transporte urbano.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Produções da Mariana Giannotti (Centro de Estudos da Metrópole)
Laboratório de Geoprocessamento (Escola Politécnica da USP)
Podcast #59 | Otimização das redes de transporte (Caos Planejado)
Social housing and accessibility in Brazil’s unequal cities (Science Direct)
Nota técnica “Priorizar o transporte ativo por bicicletas” (Centro de Estudas da Metrópole)
Aula “Priorizar o transporte ativo por bicicletas!” (Centro de Estudos da Metrópole)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarExistem alguns equívocos comuns nas escolhas que vêm sendo feitas em políticas de mobilidade urbana, especialmente em relação à eletrificação da frota e à adoção da tarifa zero.
A métrica de "custo de construção por passageiro" é utilizada para avaliar o custo-benefício de sistemas de transporte em relação ao número de passageiros atendidos, mas ela deve ser analisada com cautela.
Confira nossa conversa com a engenheira florestal Isabela Guardia sobre arborização urbana.
Na perspectiva do desenvolvimento econômico, vemos que alguns aspectos da configuração urbana de São Paulo são excludentes.
Banheiros públicos são investimentos essenciais para garantir a qualidade dos espaços públicos nas cidades.
A pesquisa em Belo Horizonte mostra que muitas resistências comuns às ciclovias são, na verdade, equivocadas e sem fundamento.
As mudanças nos bairros e nas cidades ao longo dos anos é natural e tentar impor restrições para elas é um equívoco.
Com o objetivo de impulsionar a revitalização do centro, o governo de São Paulo anunciou a transferência da sua sede do Morumbi para Campos Elíseos. Apesar de ter pontos positivos, a ideia apresenta equívocos.
Confira nossa conversa com Diogo Lemos sobre segurança viária e motocicletas.
COMENTÁRIOS