fbpx
Podcast #59 | Otimização das redes de transporte

Podcast #59 | Otimização das redes de transporte

Confira nosso bate-papo com Claudio Barbieri da Cunha, Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP.

20 de abril de 2022

Há anos, o transporte coletivo vem sofrendo com queda no número de passageiros e ameaças de aumento no valor das tarifas. A pandemia agravou ainda mais essa situação e fez com que cidades avançassem para um debate sobre como salvar financeiramente essas operações. Mas, além das propostas de subsídios, como podemos otimizar nosso atual modelo de transporte coletivo? Para essa conversa, trazemos Claudio Barbieri da Cunha, Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP.

Claudio Barbieri da Cunha

De São Paulo, Claudio é engenheiro civil, mestre em engenharia de transportes, doutor e livre docente em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP, sendo, hoje, Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes. É editor da Revista Transportes, da ANPET – Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, e tem uma atuação acadêmica extensa, tendo publicado mais de 150 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, livros e anais de eventos científicos nas suas áreas de atuação.

Ouça:


Disponível também em:

Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.


Links:

Caminhões são realmente os vilões das grandes cidades?

Modelo de simulação-otimização para a avaliação do potencial de um sistema de transporte de passageiros responsivo à demanda

Projeto de redes estruturais otimizadas de transporte público coletivo urbano por ônibus

Modais de Transporte

A distribuição urbana de carga nas cidades

Como evitar o colapso do transporte coletivo pós-pandemia

A integração do transporte público na acessibilidade de Bogotá

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.