Podcast #117 | O caos e a cidade
Confira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Ouça nossa conversa com Sérgio Magalhães e Claudio Acioly Jr sobre o programa Favela-Bairro, do Rio de Janeiro.
22 de dezembro de 2022Nas décadas de 60 e 70, houve grandes operações de despejo e remoções buscando a erradicação das favelas. Uma visão totalmente diferente de hoje, onde grande parte da sociedade entende que a melhor solução é dotar as comunidades com infraestrutura e integrá-las à malha urbana. Neste novo contexto, surge o Programa de Urbanização de Assentamentos Populares do Rio de Janeiro, conhecido como Favela-Bairro. Para conversar sobre a experiência desse projeto, recebemos Sérgio Magalhães e Claudio Acioly Jr.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Favela-Bairro, 25 anos: conversa com o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães (USP)
Land Readjustment: uma solução para a urbanização não-planejada (Caos Planejado)
Urbanismo social: ferramenta de transformação territorial (Caos Planejado)
Urbanização Progressiva: alternativa para a informalidade (Caos Planejado)
Podcast CP #12 | Favela: cidade informal vs. formal (Caos Planejado)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Copenhagen se tornou uma referência mundial ao abraçar um conjunto de princípios e estratégias para sair de uma crise. Essas soluções podem inspirar outras cidades pelo mundo.
Conhecida como “a cidade mais feliz do mundo”, a capital da Dinamarca é uma referência em qualidade de vida urbana. Mas nem sempre foi assim.
Entenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.
Se os condutores jovens são os que mais causam acidentes e os mais aptos a usar outros tipos de transporte, quais poderiam ser os efeitos de um aumento da idade mínima para dirigir?
Entenda quais são as soluções de planejamento, governança, parcerias e implementação técnica de projetos que fazem da Holanda uma referência em adaptação climática.
A pesquisa do Instituto Corrida Amiga revela vários desafios e falhas nos tempos para a travessia de pedestres nas cidades, que são, muitas vezes, insuficientes.
Adis Abeba, capital da Etiópia, tenta transformar sua mobilidade urbana por meio do desenvolvimento de corredores de transporte, incentivando o andar a pé, a bicicleta e o transporte coletivo.
COMENTÁRIOS