fbpx
Podcast #70 | Urbanização de Recife

Podcast #70 | Urbanização de Recife

Ouça nossa conversa com Iana Bernardino, professora de planejamento urbano e regional, e João Domingos Azevedo, mestre em desenvolvimento urbano.

3 de novembro de 2022

Qual o contexto da urbanização do que chamado Centro de Recife? Qual a origem regulatória e suas intenções para o mercado imobiliário? Qual a situação da informalidade habitacional e como a cidade vem enfrente esse desafio?

Para responder a essas e outras perguntas, recebemos os recifenses Iana Bernardino, professora de planejamento urbano e regional, e João Domingos Azevedo, mestre em desenvolvimento urbano.

Iana Bernardino

Nascida no Recife, registrada como “Natural de Olinda” e criada em Caruaru, Iana é Arquiteta e Urbanista, Professora de Planejamento Urbano e Regional do Departamento de Arquitetura e Urbanismo desde 2013 e, mais recentemente, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, da Universidade Federal de Pernambuco, onde fez seu doutorado. Suas pesquisa foca na produção do espaço e sobre os mecanismos de funcionamento do mercado imobiliário, tendo investigado principalmente essa dinâmica na área central do Recife e as condições de habitabilidade em imóveis históricos.

João Domingos Azevedo

Também de Recife, João é arquiteto e urbanista e mestre em desenvolvimento urbano, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. É co-fundador do escritório Metro Arquitetura e entre 2015 e 2020 foi presidente do ICPS, o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão técnico de planejamento urbano do Recife, onde coordenou o processo de revisão do plano diretor municipal, dentre outras iniciativas. Recentemente, passou também a empreender através da MUV Empreendimentos, uma desenvolvedora de empreendimentos imobiliários.

Ouça:


Disponível também em:

Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.


Links:

A obsessão recifense por estacionamento

O Recife d’O som ao redor

Quando o ambiente é hostil, Lúcia Leitão

Para morar no centro histórico: condições de habitabilidade no sítio histórico da Boa Vista

Mercado imobiliário residencial em áreas centrais tradicionais: produção de novas espacialidades e obsolescência imobiliária na definição de submercados residenciais

A demolição e a conservação das áreas centrais: planos, leis e transformações morfológicas no Recife, Brasil

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.