Entrevista com Alain Bertaud
Confira a entrevista com uma das maiores referências do urbanismo sobre suas principais ideias e seu livro "Ordem Sem Design".
Cada vez mais falado dentro do mercado imobiliário, neste episódio buscamos entender o que é o retrofit, quais sãos as etapas desse processo e como ela se apresenta na prática como uma nova forma de destravar o potencial dos edifícios. Para isso, recebemos dos especialistas no assunto: Isadora Rebouças e Maxime Barkatz.
De São Paulo, Isadora é fundadora da IRR Capital, empresa especializada em buscar soluções e estruturar investimentos para ativos imobiliários complexos, e co-fundadora da Citas, empresa voltada para requalificação e locação de apartamentos no centro de São Paulo. Isadora tem formação em Administração na USP e trabalha no mercado financeiro desde 2008, tendo passado por empresas como Goldman Sachs e Cerberus Capital Management.
Francês, nascido em Paris e hoje morando em São Paulo, Maxime é sócio fundador da Ilion Partners, uma das principais empresas especializadas em retrofit na cidade, tendo executado 17 investimentos desde 2014. Entre 2005 e 2014, Maxime completou transações imobiliárias na Europa e nos Estados Unidos. Sua formação é em Administração de Empresas pela HEC Paris, com intercâmbio na FGV em São Paulo, e também é Mestre em Historia pela Universidade de Paris-Sorbonne.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Entenda o movimento de retrofit de edifícios históricos no centro de São Paulo
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira a entrevista com uma das maiores referências do urbanismo sobre suas principais ideias e seu livro "Ordem Sem Design".
Considerar as particularidades e ritmos dos mais novos é o passo decisivo para um planejamento urbano inclusivo.
Para além dos preconceitos, a ampliação do uso das bicicletas elétricas pode ser, sim, uma ótima oportunidade para as cidades.
As compras online já fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Porém, nas favelas as entregas têm limitações importantes. Para resolver esse problema, foi criada a Favela Xpress.
Confira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Copenhagen se tornou uma referência mundial ao abraçar um conjunto de princípios e estratégias para sair de uma crise. Essas soluções podem inspirar outras cidades pelo mundo.
Conhecida como “a cidade mais feliz do mundo”, a capital da Dinamarca é uma referência em qualidade de vida urbana. Mas nem sempre foi assim.
Entenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.
COMENTÁRIOS