E se tudo o que você acredita sobre o preço dos imóveis estiver errado?
Quando nossas intuições básicas e crenças populares sobre o mercado imobiliário estão equivocadas, não é possível encontrar soluções concretas.
Confira nossa conversa com Fernando Ferreira e Raul da Mota Silveira Neto, especialistas em economia urbana e regional.
9 de dezembro de 2021Para falar sobre os impactos do zoneamento sobre a acessibilidade à moradia, recebemos Fernando Ferreira e Raul da Mota Silveira Neto, duas das maiores referências no estudo da influência do zoneamento sobre os preços de imóveis e aluguéis em cidades brasileiras.
Nascido em São Paulo, Fernando é professor C F Koo da escola de Wharton da Universidade da Pennsylvania. É formado em economia pela Universidade de Maringá, fez mestrado na UFRGS e doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley.
De Recife, Raul é professor Titular do Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE, e da Pós-Graduação em Economia da UFPE. É graduado em Economia pela UFPE, tem mestrado e doutorado em Economia pela USP e pós-doutorado pela Universidade de Illinois (Urbana-Champaign).

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Estimating the Economic Value of Zoning Reform
The Impact of Zoning on Housing Affordability
Estimating the Economic Value of Zoning Reform
Podcast #46 | Políticas urbanas baseadas em evidências
Podcast #37 | Economia urbana e acessibilidade à moradia
Building Value: In Brazil, Land Value Capture Supports the Needs of the Community
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarQuando nossas intuições básicas e crenças populares sobre o mercado imobiliário estão equivocadas, não é possível encontrar soluções concretas.
São Paulo se tornou um exemplo internacional de captura de valor do solo para financiar o desenvolvimento urbano e a habitação acessível.
Desenhos de trajetos casa–escola mostram que caminhar desperta alegria, cores e detalhes urbanos, enquanto o carro aparece como o modo menos expressivo. Escutar e incluir essas percepções em políticas públicas é essencial para transformar as cidades em espaços mais seguros e acolhedores.
Confira nossa conversa com Edmundo Pinheiro, da NTU, sobre a crise no transporte público coletivo.
As crianças americanas estão passando uma parte significativa de seus primeiros anos de desenvolvimento olhando para os tetos internos dos carros e para as telas dos tablets. Esse é um dos muitos efeitos negativos da dependência do automóvel.
Encerrando esta série, relatamos os últimos dias da Missão Urbanística Caos Planejado, conhecendo espaços públicos, o sistema de transporte coletivo e a atuação da iniciativa privada em Curitiba.
No segundo dia da Missão Urbanística do Caos Planejado, visitamos o IPPUC, órgão responsável pelo planejamento da cidade, e conhecemos mais sobre a história e o legado de Jaime Lerner na cidade.
Confira os principais aprendizados da nossa Missão Urbanística, viagem de estudos urbanos do Caos Planejado para Curitiba. No primeiro dia, conhecemos o projeto Bio Favela e visitamos algumas comunidades da cidade.
Quando todos perdem tempo, alguém precisa repensar o sistema.
COMENTÁRIOS