O que faz de uma cidade “inteligente”?
Entendendo o que esse conceito realmente significa a partir de diferentes perspectivas.
Confira nossa conversa com Fernando Ferreira e Raul da Mota Silveira Neto, especialistas em economia urbana e regional.
9 de dezembro de 2021Para falar sobre os impactos do zoneamento sobre a acessibilidade à moradia, recebemos Fernando Ferreira e Raul da Mota Silveira Neto, duas das maiores referências no estudo da influência do zoneamento sobre os preços de imóveis e aluguéis em cidades brasileiras.
Nascido em São Paulo, Fernando é professor C F Koo da escola de Wharton da Universidade da Pennsylvania. É formado em economia pela Universidade de Maringá, fez mestrado na UFRGS e doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley.
De Recife, Raul é professor Titular do Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE, e da Pós-Graduação em Economia da UFPE. É graduado em Economia pela UFPE, tem mestrado e doutorado em Economia pela USP e pós-doutorado pela Universidade de Illinois (Urbana-Champaign).

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Estimating the Economic Value of Zoning Reform
The Impact of Zoning on Housing Affordability
Estimating the Economic Value of Zoning Reform
Podcast #46 | Políticas urbanas baseadas em evidências
Podcast #37 | Economia urbana e acessibilidade à moradia
Building Value: In Brazil, Land Value Capture Supports the Needs of the Community
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarEntendendo o que esse conceito realmente significa a partir de diferentes perspectivas.
Confira a nossa conversa com o pesquisador e gestor Santiago Uribe sobre o papel do urbanismo social na cidade de Medellín.
A ausência de assistência técnica de projeto e acompanhamento das reformas no desenho inicial do Programa Reforma Casa Brasil ameaça o potencial transformador da nova política do governo federal, lançada em outubro.
Depois de anos de ceticismo, os carros autônomos emergem com força e começam a redesenhar a mobilidade urbana. Precisamos nos preparar para as mudanças que vêm pela frente.
Diante de eventos climáticos extremos, as cidades precisam adotar estratégias para garantir o bem-estar de seus moradores mesmo em altas temperaturas.
Enquanto brasileiros se indignam com poluição visual e prédios altos, milhões vivem sem infraestrutura básica e sob domínio do crime organizado.
Confira a nossa conversa com a urbanista e vereadora em Curitiba, Laís Leão, sobre o papel dos vereadores nas cidades.
Os contrastes e semelhanças entre as diferentes cidades na gestão do transporte público coletivo revelam deficiências, pontos de atenção e oportunidades de melhoria.
As cidades brasileiras precisam de um alinhamento maior entre o planejamento urbano e o estudo das relações econômicas.
COMENTÁRIOS