A Faixa Azul tem relação com a redução de sinistros em São Paulo?
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
Qual a origem da segunda maior comunidade da cidade de São Paulo? Quais são seus desafios de saneamento, infraestrutura e regularização das propriedades? Para responder estas e outras perguntas, fomos até Paraisópolis conversar com Gilson Rodrigues.
13 de fevereiro de 2020Gilson Rodrigues é presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis e presidente do Instituto Escola do Povo, organização responsável pela alfabetização de mais 7 mil pessoas. É líder do G10 das Favelas, bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social, tendo fundado projetos como a “Orquestra e Ballet de Paraisópolis” e o Fundo Social Comunidades. É também inspiração do personagem Cícero, interpretado pelo ator Danton Melo, da novela I Love Paraisópolis que retratou seu papel como presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Paraisópolis possui densidade de 45 mil pessoas por quilômetro quadrado
Regularização valoriza Favela de Paraisópolis em SP
Principal líder de Paraisópolis, Gilson Rodrigues quer uma nova favela
Maior favela de SP terá banco e moedas próprios
Podcast Elisabete França: Favela: cidade informal vs. formal
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarSegundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
Confira nossa conversa com o professor André Dias e a fundadora do projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima, sobre os desafios para lidar com as pessoas em situação de rua no Brasil.
O controle que as organizações criminosas exercem sobre territórios informais no Brasil está ligado à configuração desses espaços e ao planejamento urbano.
O gradil foi instalado sem qualquer consulta pública, sem projeto técnico e interfere radicalmente no acesso e na visibilidade do local. Cercar é a representação máxima de uma visão de cidade excludente.
Com densidade e mistura de usos, Senáḵw é um empreendimento que pretende beneficiar povos nativos e ampliar o acesso à moradia com um modelo de financiamento que oferece lições importantes para as cidades.
Quando nossas intuições básicas e crenças populares sobre o mercado imobiliário estão equivocadas, não é possível encontrar soluções concretas.
São Paulo se tornou um exemplo internacional de captura de valor do solo para financiar o desenvolvimento urbano e a habitação acessível.
COMENTÁRIOS