Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de privacidade e conduta.
Assista ao webinar promovido pelo Insper e Arq.Futuro — e com a participação do nosso editor-chefe Anthony Ling —, que discutiu o modelo das nossas cidades em frente aos desafios da pandemia do novo Coronavírus.
Os centros urbanos são, por excelência, o lugar do encontro, da oportunidade e da diversidade. No entanto, por estarem conectados a um sistema global, são também um ambiente propício para a rápida disseminação de epidemias como a que estamos vivenciando por conta do novo Coronavírus.
O webinar “Pandemia: o fracasso das Cidades?” foi o primeiro de uma série de eventos on-line promovida pelo Laboratório de Cidades, em uma parceria do Insper e Arq.Futuro. Realizado dia 4 de abril de 2020, ele reuniu nosso editor-chefe Anthony Ling, Vinicius Andrade e Tomas Alvim para discutir a estrutura e o papel das cidades como as conhecemos e se o atual modelo está posto em xeque.
Assista:
Sua ajuda é importante para nossas cidades. Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Cidades brasileiras frequentemente alegam não possuir recursos para ampliar ou melhorar a sua infraestrutura, mesmo para algumas finalidades básicas como zeladoria de espaços públicos ou implantação de ciclovias, ambas de relativo baixo custo.
Bairros e comunidades necessitam de espaços públicos onde as pessoas gostam de estar. Existem diferentes formas de ativar esses espaços, tornando-os mais vibrantes e interessantes.
Muitos se perguntam como podem contribuir com a cidade ou iniciar um projeto para ela. Esta é a lista atualizada com algumas das principais possibilidades.
Confira nossa conversa com Henrique Evers e Guilherme Iablonovski sobre como foi a expansão demográfica e morfológica das cidades brasileiras nos últimos 30 anos.
A facilidade que cada pessoa tem de se deslocar na cidade depende de vários fatores. Analisar a eficiência e as restrições desses deslocamentos é fundamental na gestão urbana.
Precisamos muito de dados !! Estatistica, alinhamento da área técnica !! Aprofundamento nas analises do que deu certo e o que deu errado. O Brasil não preza suas informações, elas ficam para os donos do Poder de cada gestão e nunca se mantém como ferramenta ou Politica do Estado e sim de Partidos. Precisamos evoluir muito nesse aspecto.
Brasilia é um exemplo de planificação do Estado no modelo soviético. Não tinha como dar certo.
O Intervencionismo nos Planos Diretores leva o povo a periferia ao invés de concentrar as pessoas com adensamento mais adequado e acesso aos equipamentos públicos. Muito boa participação do Anthony Ling.
Precisamos muito de dados !! Estatistica, alinhamento da área técnica !! Aprofundamento nas analises do que deu certo e o que deu errado. O Brasil não preza suas informações, elas ficam para os donos do Poder de cada gestão e nunca se mantém como ferramenta ou Politica do Estado e sim de Partidos. Precisamos evoluir muito nesse aspecto.