Manifesto dos urbanistas e arquitetos(as) populares por moradia digna, direito à cidade, justiça social e redução das desigualdades
Leia e assine o manifesto em defesa dos arquitetos(as) e urbanistas populares que atuam nas cidades brasileiras.
Assista ao webinar promovido pelo Insper e Arq.Futuro — e com a participação do nosso editor-chefe Anthony Ling —, que discutiu o modelo das nossas cidades em frente aos desafios da pandemia do novo Coronavírus.
7 de maio de 2020Os centros urbanos são, por excelência, o lugar do encontro, da oportunidade e da diversidade. No entanto, por estarem conectados a um sistema global, são também um ambiente propício para a rápida disseminação de epidemias como a que estamos vivenciando por conta do novo Coronavírus.
O webinar “Pandemia: o fracasso das Cidades?” foi o primeiro de uma série de eventos on-line promovida pelo Laboratório de Cidades, em uma parceria do Insper e Arq.Futuro. Realizado dia 4 de abril de 2020, ele reuniu nosso editor-chefe Anthony Ling, Vinicius Andrade e Tomas Alvim para discutir a estrutura e o papel das cidades como as conhecemos e se o atual modelo está posto em xeque.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarLeia e assine o manifesto em defesa dos arquitetos(as) e urbanistas populares que atuam nas cidades brasileiras.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
Os governos municipais deveriam atuar como uma empresa que gerencia uma plataforma.
Confira nossa conversa com Carlos Leite e Fabiana Tock sobre as iniciativas de urbanismo social no Brasil e no mundo.
No livro “Cidade Suave”, o urbanista David Sim aponta quais são as características de cidades que promovem conforto e acolhimento no cotidiano de seus habitantes.
O Jardins, em São Paulo, se tornou símbolo de ineficiência urbana: maior acessibilidade a empregos da cidade, escassez de moradias, exportação de congestionamentos e bilhões em valor que poderiam ser capturados e reinvestidos — até mesmo em uma nova linha de metrô.
Hong Kong enfrenta hoje grandes desafios de acessibilidade habitacional, que são um resultado da forma como suas regulações foram estabelecidas.
Em Dakar, há pouca regulação sobre os lotes privados, e os espaços públicos também não recebem a devida atenção. Quais são as consequências dessa ausência do poder público na prática?
Confira nossa conversa com Ruan Juliet, morador da Rocinha e comunicador, sobre os desafios da vida na favela.
Brasilia é um exemplo de planificação do Estado no modelo soviético. Não tinha como dar certo.
O Intervencionismo nos Planos Diretores leva o povo a periferia ao invés de concentrar as pessoas com adensamento mais adequado e acesso aos equipamentos públicos. Muito boa participação do Anthony Ling.
Precisamos muito de dados !! Estatistica, alinhamento da área técnica !! Aprofundamento nas analises do que deu certo e o que deu errado. O Brasil não preza suas informações, elas ficam para os donos do Poder de cada gestão e nunca se mantém como ferramenta ou Politica do Estado e sim de Partidos. Precisamos evoluir muito nesse aspecto.