Os desafios do planejamento urbano
“Além de Rio e Sampa’’, de Jorge Guilherme Francisconi e sôniahelana, é leitura imprescindível para todos os envolvidos no complexo processo de planejar cidades no país.
Conheça a história de Marcus Castro, de morador da maior favela de São Paulo a fundador da Hectare Capital, primeira gestora de fundos imobiliários do Brasil com foco residencial com projetos para famílias de baixa e média renda.
30 de setembro de 2020Hoje recebemos Marcus Castro, formado em Administração de Empresas na FEA-USP, com especialização em Finanças e Estratégia pela Science Po em Paris. Fundador da primeira gestora de recursos com foco no setor residencial com projetos para famílias de baixa e média renda por todo Brasil, a Hectare Capital, tendo um de seus fundos listado na B3. Atualmente está cursando seu MBA na Kellogg School of Management na universidade de Northwestern nos Estados Unidos.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Qual o problema da financeirização imobiliária?
Hectare estreia com foco em ativos imobiliários
Novas frentes de expansão do complexo imobiliário-financeiro em São Paulo
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiar“Além de Rio e Sampa’’, de Jorge Guilherme Francisconi e sôniahelana, é leitura imprescindível para todos os envolvidos no complexo processo de planejar cidades no país.
Densidade demográfica, desenvolvimento humano e preço do m²: algumas reflexões a partir de uma análise dos dados dos distritos paulistanos.
A taxa de ocupação e o coeficiente de aproveitamento são dois dos parâmetros mais utilizados por zoneamentos e planos diretores.
Confira nossa conversa com Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas e da Favela Holding.
Leia a entrevista com o arquiteto e urbanista Anthony Ling, fundador e editor-chefe do Caos Planejado, para a revista Exame.
O Minha Casa, Minha Vida mostrou que é possível criar moradia em larga escala, embora sacrificando a qualidade. Resolver essa última parte da equação é a tarefa da nova etapa do programa.
O que justifica um gasto de quase R$ 300 milhões em um túnel, com demanda estimada de apenas 3 mil usuários por dia?
Ouça nossa entrevista com Bianca Tavolari e Vinicius Netto.
Embora vendidas como obras de mobilidade urbana, investimentos em ampliação da capacidade viária não são, nem serão, suficientes para resolver os problemas de mobilidade urbana das cidades.
COMENTÁRIOS