fbpx
Podcast CP #27 | Redes da Maré: a favela na pandemia

Podcast CP #27 | Redes da Maré: a favela na pandemia

Com problemas que precedem a pandemia, as favelas brasileiras agora encaram um novo desafio.

8 de julho de 2020

Para entender como as comunidades vêm enfrentando a Covid-19, recebemos Eliana Sousa Silva, diretora da ONG Redes da Maré e coordenadora da campanha “Maré diz não ao Coronavírus”.

Nascida em Serra Branca, na Paraíba, Eliana é mestre em Educação e doutora em Serviço Social e Segurança Pública pela PUC-Rio. Atua como pesquisadora em segurança pública e professora visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Aos 24 anos ela se tornou a primeira mulher a presidir uma associação de moradores na favela. Uma de suas primeiras ações foi a criação de um curso para auxiliar jovens a entrarem na universidade — uma de suas alunas foi Marielle Franco, vereadora e ativista brutalmente assassinada em 2018. Eliana também atua internacionalmente, denunciando violações dos direitos humanos na Maré e a crescente militarização da segurança pública no contexto da chamada “guerra às drogas” e seus impactos na vida da população negra, pobre e periférica.


Ouça:

Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.

Para fazer o download do episódio, clique aqui.


Links do episódio:

Livro: Memória e Identidade dos Moradores de Nova Holanda

Guia de Ruas Maré

1.ª Amostra Sobre Mobilidade na Maré

Entrevista El País: “Sousa, da Redes da Maré: ‘Quem só via a favela pela violência, passou a enxergá-la a partir do coronavírus'”

Podcast: Maré de Notícias Online

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.