A mudança de uso é inevitável
Cidades são dinâmicas, e os tipos de uso do solo precisam acompanhar as mudanças pelas quais a cidade passa.
Com problemas que precedem a pandemia, as favelas brasileiras agora encaram um novo desafio.
8 de julho de 2020Para entender como as comunidades vêm enfrentando a Covid-19, recebemos Eliana Sousa Silva, diretora da ONG Redes da Maré e coordenadora da campanha “Maré diz não ao Coronavírus”.
Nascida em Serra Branca, na Paraíba, Eliana é mestre em Educação e doutora em Serviço Social e Segurança Pública pela PUC-Rio. Atua como pesquisadora em segurança pública e professora visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Aos 24 anos ela se tornou a primeira mulher a presidir uma associação de moradores na favela. Uma de suas primeiras ações foi a criação de um curso para auxiliar jovens a entrarem na universidade — uma de suas alunas foi Marielle Franco, vereadora e ativista brutalmente assassinada em 2018. Eliana também atua internacionalmente, denunciando violações dos direitos humanos na Maré e a crescente militarização da segurança pública no contexto da chamada “guerra às drogas” e seus impactos na vida da população negra, pobre e periférica.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Livro: Memória e Identidade dos Moradores de Nova Holanda
1.ª Amostra Sobre Mobilidade na Maré
Podcast: Maré de Notícias Online
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarCidades são dinâmicas, e os tipos de uso do solo precisam acompanhar as mudanças pelas quais a cidade passa.
O sensor LIDAR, o mapeamento de comunidades informais e as possibilidades dos dados estruturados no projeto Favelas 4D.
Confira nossa conversa com Camila Jordan, diretora e antiga CEO da TETO Brasil, sobre a atuação da organização na promoção de moradia digna.
Confira a entrevista com uma das maiores referências do urbanismo sobre suas principais ideias e seu livro "Ordem Sem Design".
Considerar as particularidades e ritmos dos mais novos é o passo decisivo para um planejamento urbano inclusivo.
Para além dos preconceitos, a ampliação do uso das bicicletas elétricas pode ser, sim, uma ótima oportunidade para as cidades.
As compras online já fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Porém, nas favelas as entregas têm limitações importantes. Para resolver esse problema, foi criada a Favela Xpress.
Confira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Copenhagen se tornou uma referência mundial ao abraçar um conjunto de princípios e estratégias para sair de uma crise. Essas soluções podem inspirar outras cidades pelo mundo.
COMENTÁRIOS