Pela estatização da calçada
A manutenção privada gera uma noção equivocada do que significa espaço público, gerando ambiguidade da propriedade.
Confira nossa conversa com Sarah Feldman sobre a história do planejamento urbano em São Paulo e no Brasil.
3 de julho de 2024Para conversar sobre a história do zoneamento e do planejamento urbano de São Paulo, cujas práticas foram replicadas em várias cidades brasileiras, recebemos a professora e pesquisadora Sarah Feldman.
Nascida em São Paulo, Sarah é arquiteta e urbanista pela Universidade Mackenzie, e mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora Sênior do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e pesquisadora do CNPq. Foi editora da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (2010-2012) e membro do Coletivo Editorial da Revista Espaço e Debates (1986-2005). Dentre outras publicações, é autora do livro Planejamento e Zoneamento. São Paulo, 1947-1972, e também teve participação em Instituições de urbanismo no Brasil 1930-1979, Vila Itororó: uma história em três atos, Patrimônio cultural: memória e intervenções urbanas e O urbano e o regional no Brasil contemporâneo: mutações, tensões, desafios.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Avanços e limites na historiografia da legislação urbanística no Brasil
Planejamento e Zoneamento. São Paulo, 1947-1972
Os anos 30 e a difusão do urbanismo americano no Brasil
Os bairros-jardim em São Paulo
Lei de diretrizes urbanísticas em São Paulo, 1957
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarA manutenção privada gera uma noção equivocada do que significa espaço público, gerando ambiguidade da propriedade.
Confira o regulamento e participe! Inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro.
Entenda por que o BRT é um conceito de planejamento fracassado.
Confira o webinar com o urbanista David Sim sobre seu livro "Cidade Suave: Densidade, Diversidade e Proximidade na Vida Cotidiana".
Como formalizar a cidade real pode reduzir preços, reter gente e destravar a Amazônia urbana.
A urbanização brasileira foi marcada por um protagonismo do automóvel, negligenciando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Isso precisa mudar.
Estudo nos EUA conclui que o número de ciclistas é 1,8 vezes maior em ciclovias protegidas do que em ciclovias padrão e 4,3 maior do que em trechos sem ciclovias.
Confira quais foram os episódios mais ouvidos do podcast Caos Planejado em 2025.
Publicamos mais de 150 colunas no Caos Planejado ao longo do ano. Confira quais foram as mais lidas de cada colunista!
COMENTÁRIOS