Precisamos curar nossa dependência do carro
A urbanização brasileira foi marcada por um protagonismo do automóvel, negligenciando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Isso precisa mudar.
Ouça nossa entrevista com Bianca Tavolari e Vinicius Netto.
6 de abril de 2023Nenhum teórico chega perto da influência de Jane Jacobs na disciplina dos estudos urbanos. Ela é a única a se aproximar dos gigantes da geografia e da filosofia urbana, David Harvey e Henri Lefebvre. Para compreender a relevância do trabalho de Jane Jacobs para o urbanismo e aprofundar seus principais conceitos, recebemos Bianca Tavolari e Vinicius Netto.
Nascida no Rio de Janeiro e atualmente morando em São Paulo, Bianca Tavolari é professora do Insper, pesquisadora do CEBRAP, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, e principal investigator no Mecila, o Maria Sibylla Merian Centre.
É professora visitante da Universidade de St. Gallen, na Suíça. No Insper, coordena o Núcleo de Questões Urbanas e co-coordena o Observatório do Plano Diretor. Na Quatro Cinco Um, coordena a seção “As cidades e as coisas”. É doutora e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e graduada em Direito e Filosofia, ambos pela Universidade de São Paulo.
Natural de Ijuí, no Rio Grande do Sul, Vinicius M. Netto é Investigador Principal do Centro de Investigação do Território Transportes e Ambiente da Universidade do Porto, em Portugal e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF, Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.
Tem um PhD em Advanced Architectural Studies pela Bartlett, na University College London e foi pesquisador visitante no Center for Urban Science and Progress, na NYU em Nova York. É o autor dos livros The Social Fabric of Cities e Cidade & Sociedade, além de mais de 100 artigos e capítulos.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Revisitando o debate entre Robert Moses e Jane Jacobs (Caos Planejado)
Jane Jacobs: contradições e tensões | Jane Jacobs: contradictions and tensions (RBEUR)
Jane Jacobs: contradições e tensões (Escola da Cidade)
Podcast #25 | Vida urbana em tempos de pandemia (Caos Planejado)
Jane Jacobs: a trajetória depois de Morte e Vida das Grandes Cidades (Caos Planejado)
Quando a rua vira casa: a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro (Amazon)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarA urbanização brasileira foi marcada por um protagonismo do automóvel, negligenciando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Isso precisa mudar.
Estudo nos EUA conclui que o número de ciclistas é 1,8 vezes maior em ciclovias protegidas do que em ciclovias padrão e 4,3 maior do que em trechos sem ciclovias.
Confira quais foram os episódios mais ouvidos do podcast Caos Planejado em 2025.
Publicamos mais de 150 colunas no Caos Planejado ao longo do ano. Confira quais foram as mais lidas de cada colunista!
Confira quais foram os artigos mais acessados de 2025 no Caos Planejado!
Como as unidades habitacionais novas e caras de hoje se tornam as moradias acessíveis de amanhã.
Entendendo o que esse conceito realmente significa a partir de diferentes perspectivas.
Confira a nossa conversa com o pesquisador e gestor Santiago Uribe sobre o papel do urbanismo social na cidade de Medellín.
A ausência de assistência técnica de projeto e acompanhamento das reformas no desenho inicial do Programa Reforma Casa Brasil ameaça o potencial transformador da nova política do governo federal, lançada em outubro.
COMENTÁRIOS