Faça ciclovias e eles virão… Se forem protegidas, mais ainda
Estudo nos EUA conclui que o número de ciclistas é 1,8 vezes maior em ciclovias protegidas do que em ciclovias padrão e 4,3 maior do que em trechos sem ciclovias.
Ouça nossa conversa com Diego Buss de Oliveira, Coordenador de Planejamento de Operações de Transporte da EPTC, e Júlio Celso Vargas, professor do Departamento de Urbanismo da UFRGS.
17 de novembro de 2022Viabilidade do metrô em Porto Alegre, governança metropolitana, ampliação da área azul e dos corredores de ônibus… Para aprofundar esses e outros tópicos sobre a mobilidade urbana em Porto Alegre, recebemos os especialistas Diego Buss de Oliveira e Júlio Celso Vargas.
Diego é Coordenador de Planejamento de Operações de Transporte da EPTC, a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre. É formado em Engenharia Civil e atualmente cursa Mestrado em Planejamento Urbano Regional na UFRGS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Júlio é professor adjunto do Departamento de Urbanismo da UFRGS, com mestrado em Planejamento Urbano e Regional e doutorado em Engenharia de Transportes pela mesma universidade. Foi pesquisador visitante em Mobilidade Urbana na Oxford Brookes University e na Universidade de Hamburgo.
Na UFRGS integra o Grupo de Pesquisa e Extensão “Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades” e é coordenador do PROPUR – Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
A arquitetura importa para a cidade? (Caos Planejado)
Podcast CP #25 | Vida urbana em tempos de pandemia (Caos Planejado)
Pesquisa de origem e destino de Porto Alegre (EPTC)
Podcast #59 | Otimização das redes de transporte (Caos Planejado)
Um novo transporte público – Diego Buss de Oliveira (Claraboia Produtora)
EPTC revê projeto dos adesivos nas paradas de ônibus da Capital (GZH)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarEstudo nos EUA conclui que o número de ciclistas é 1,8 vezes maior em ciclovias protegidas do que em ciclovias padrão e 4,3 maior do que em trechos sem ciclovias.
Confira quais foram os episódios mais ouvidos do podcast Caos Planejado em 2025.
Publicamos mais de 150 colunas no Caos Planejado ao longo do ano. Confira quais foram as mais lidas de cada colunista!
Confira quais foram os artigos mais acessados de 2025 no Caos Planejado!
Como as unidades habitacionais novas e caras de hoje se tornam as moradias acessíveis de amanhã.
Entendendo o que esse conceito realmente significa a partir de diferentes perspectivas.
Confira a nossa conversa com o pesquisador e gestor Santiago Uribe sobre o papel do urbanismo social na cidade de Medellín.
A ausência de assistência técnica de projeto e acompanhamento das reformas no desenho inicial do Programa Reforma Casa Brasil ameaça o potencial transformador da nova política do governo federal, lançada em outubro.
Depois de anos de ceticismo, os carros autônomos emergem com força e começam a redesenhar a mobilidade urbana. Precisamos nos preparar para as mudanças que vêm pela frente.
COMENTÁRIOS