Nova York um ano após a taxa de congestionamento
Com a implantação de uma taxa de congestionamento, Nova York se tornou mais um exemplo que teve resultados positivos após a medida. O que as cidades brasileiras podem aprender com isso?
Ouça nossa conversa com Iana Bernardino, professora de planejamento urbano e regional, e João Domingos Azevedo, mestre em desenvolvimento urbano.
3 de novembro de 2022Qual o contexto da urbanização do que chamado Centro de Recife? Qual a origem regulatória e suas intenções para o mercado imobiliário? Qual a situação da informalidade habitacional e como a cidade vem enfrente esse desafio?
Para responder a essas e outras perguntas, recebemos os recifenses Iana Bernardino, professora de planejamento urbano e regional, e João Domingos Azevedo, mestre em desenvolvimento urbano.
Nascida no Recife, registrada como “Natural de Olinda” e criada em Caruaru, Iana é Arquiteta e Urbanista, Professora de Planejamento Urbano e Regional do Departamento de Arquitetura e Urbanismo desde 2013 e, mais recentemente, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, da Universidade Federal de Pernambuco, onde fez seu doutorado. Suas pesquisa foca na produção do espaço e sobre os mecanismos de funcionamento do mercado imobiliário, tendo investigado principalmente essa dinâmica na área central do Recife e as condições de habitabilidade em imóveis históricos.
Também de Recife, João é arquiteto e urbanista e mestre em desenvolvimento urbano, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. É co-fundador do escritório Metro Arquitetura e entre 2015 e 2020 foi presidente do ICPS, o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão técnico de planejamento urbano do Recife, onde coordenou o processo de revisão do plano diretor municipal, dentre outras iniciativas. Recentemente, passou também a empreender através da MUV Empreendimentos, uma desenvolvedora de empreendimentos imobiliários.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
A obsessão recifense por estacionamento
Quando o ambiente é hostil, Lúcia Leitão
Para morar no centro histórico: condições de habitabilidade no sítio histórico da Boa Vista
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarCom a implantação de uma taxa de congestionamento, Nova York se tornou mais um exemplo que teve resultados positivos após a medida. O que as cidades brasileiras podem aprender com isso?
Dados mostram que uma limitação da oferta de moradia está associada a maiores aumentos nos preços do aluguel em bairros de menor renda.
O aumento das temperaturas está colocando à prova a funcionalidade das cidades, da eficiência do transporte à produtividade do trabalho informal. O desenho urbano e as infraestruturas resilientes são fundamentais para que as metrópoles continuem habitáveis.
Conheça o projeto que quer introduzir habitações sociais integradas à cidade, no centro de Recife, por meio de locação social.
Nos anos 1990, diante de uma cidade em crise, o prefeito alcançou melhorias na vida urbana induzindo mudanças comportamentais nos cidadãos.
O planejamento urbano brasileiro está mais preocupado em tentar "projetar" lotes privados do que em cuidar do espaço público e da infraestrutura.
Enquanto o planejamento urbano e o orçamento municipal continuam priorizando o automóvel, os pedestres e ciclistas são prejudicados.
O espraiamento das cidades brasileiras tem gerado altos custos. Os dados revelam que estamos construindo cidades para carros, não para pessoas.
Confira a nossa conversa com a arquiteta e urbanista Renata Falzoni sobre a luta em defesa dos ciclistas nas cidades brasileiras.
COMENTÁRIOS