Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em
nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de
privacidade e conduta.
O que é captura de valor do solo? Como ela é aplicada e qual sua importância na recuperação da mais-valia fundiária? Quais os instrumentos utilizados nas cidades brasileiras? Para aprofundar esses temas, recebemos Martim Smolka, Senior Fellow do Lincoln Institute of Land Policy, e Paulo Sandroni, professor de economia na FGV São Paulo.
Martim Smolka
Nascido em Blumenau, em Santa Catarina, Martim é formado em Economia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro com mestrado e doutorado em Ciências Regionais pela Universidade da Pensilvânia. Como Senior Fellow e Diretor para América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy, promoveu ao longo dos últimos 27 anos mais de 500 programas de capacitação para lideranças sobre políticas urbanas e gestão do solo na América Latina e especialmente no Brasil. Tem inúmeras publicações, dirige pesquisas e programas de assistência técnica sobre temas relacionados aos mercados e políticas de uso do solo.
Paulo Sandroni
De São Paulo, Paulo é graduado em economia na USP, onde também lecionou, e professor de economia na FGV São Paulo. Coordenou as primeiras operações interligadas entre 1989 e 1992 e as duas primeiras Operações Urbanas na cidade de São Paulo, tendo trabalhado também na Operação Urbana Faria Lima como consultor. Como consultor, participou de vários projetos em cidades brasileiras e em países como México, Guatemala, El Salvador, Argentina, Colombia, Equador, África do Sul e Arábia Saudita. É autor de vários livros e ganhou o Premio Jabuti de melhor livro de economia em 1995 e em 2000. Atualmente colabora com o Lincoln Institute e é diretor da Sandroni Consultores.
Sua ajuda é importante para nossas cidades. Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre
urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que
produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com
a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou
interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a
um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e
dinâmicas.
Após a Rua Leôncio de Carvalho ser requalificada como rua compartilhada e calçadão, as mais de 10 mil pessoas por dia que atravessavam na esquina com a Paulista passaram a ter uma caminhada contínua e sem riscos de atropelamento.
Como uma das séries de maior sucesso da história pode estar relacionada com o desenvolvimento urbano e as dinâmicas do mercado imobiliário de Nova York nas últimas décadas?
Poder ter todas as necessidades diárias supridas a apenas 15 minutos de caminhada de casa é uma ideia muito atraente. Mas será que o planejamento urbano é capaz de alcançar isso plenamente?
Cidades brasileiras frequentemente alegam não possuir recursos para ampliar ou melhorar a sua infraestrutura, mesmo para algumas finalidades básicas como zeladoria de espaços públicos ou implantação de ciclovias, ambas de relativo baixo custo.
COMENTÁRIOS