Como Copenhagen se tornou a joia do urbanismo mundial | Parte 2
Copenhagen se tornou uma referência mundial ao abraçar um conjunto de princípios e estratégias para sair de uma crise. Essas soluções podem inspirar outras cidades pelo mundo.
Confira nossa conversa com Martim Smolka, Senior Fellow do Lincoln Institute of Land Policy, e Paulo Sandroni, professor de economia na FGV São Paulo.
30 de junho de 2022O que é captura de valor do solo? Como ela é aplicada e qual sua importância na recuperação da mais-valia fundiária? Quais os instrumentos utilizados nas cidades brasileiras? Para aprofundar esses temas, recebemos Martim Smolka, Senior Fellow do Lincoln Institute of Land Policy, e Paulo Sandroni, professor de economia na FGV São Paulo.
Nascido em Blumenau, em Santa Catarina, Martim é formado em Economia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro com mestrado e doutorado em Ciências Regionais pela Universidade da Pensilvânia. Como Senior Fellow e Diretor para América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy, promoveu ao longo dos últimos 27 anos mais de 500 programas de capacitação para lideranças sobre políticas urbanas e gestão do solo na América Latina e especialmente no Brasil. Tem inúmeras publicações, dirige pesquisas e programas de assistência técnica sobre temas relacionados aos mercados e políticas de uso do solo.
De São Paulo, Paulo é graduado em economia na USP, onde também lecionou, e professor de economia na FGV São Paulo. Coordenou as primeiras operações interligadas entre 1989 e 1992 e as duas primeiras Operações Urbanas na cidade de São Paulo, tendo trabalhado também na Operação Urbana Faria Lima como consultor. Como consultor, participou de vários projetos em cidades brasileiras e em países como México, Guatemala, El Salvador, Argentina, Colombia, Equador, África do Sul e Arábia Saudita. É autor de vários livros e ganhou o Premio Jabuti de melhor livro de economia em 1995 e em 2000. Atualmente colabora com o Lincoln Institute e é diretor da Sandroni Consultores.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Urban Development, increasing land prices and instruments to avoid exclusion in São Paulo, Brazil
Os Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACS)
Recuperação de Mais-Valias Fundiárias na América Latina
Martim Smolka – Value capture as a land based tool to finance urban development
Building Value: In Brazil, Land Value Capture Supports the Needs of the Community
Equalização e potencialização do uso do solo urbano | Guia de Gestão Urbana
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarCopenhagen se tornou uma referência mundial ao abraçar um conjunto de princípios e estratégias para sair de uma crise. Essas soluções podem inspirar outras cidades pelo mundo.
Conhecida como “a cidade mais feliz do mundo”, a capital da Dinamarca é uma referência em qualidade de vida urbana. Mas nem sempre foi assim.
Entenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.
Se os condutores jovens são os que mais causam acidentes e os mais aptos a usar outros tipos de transporte, quais poderiam ser os efeitos de um aumento da idade mínima para dirigir?
Entenda quais são as soluções de planejamento, governança, parcerias e implementação técnica de projetos que fazem da Holanda uma referência em adaptação climática.
A pesquisa do Instituto Corrida Amiga revela vários desafios e falhas nos tempos para a travessia de pedestres nas cidades, que são, muitas vezes, insuficientes.
Adis Abeba, capital da Etiópia, tenta transformar sua mobilidade urbana por meio do desenvolvimento de corredores de transporte, incentivando o andar a pé, a bicicleta e o transporte coletivo.
Confira nossa conversa com Osmar Lima sobre os desafios da gestão do patrimônio de imóveis públicos no Brasil.
COMENTÁRIOS