Precisamos curar nossa dependência do carro
A urbanização brasileira foi marcada por um protagonismo do automóvel, negligenciando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Isso precisa mudar.
Ouça nossa entrevista com Francisco Litvay, especialista no assunto, e Rodrigo Quercia, membro do conselho de dois projetos de Charter Cities, Prospera e Tipolis.
4 de maio de 2022O que são Charter Cities e quais suas diferenças em relação às cidades privadas? Quais são os projetos em andamento? Como essas novas formas de desenvolvimento propõem resolver os desafios atuais dos ambientes urbanos?
Para responder a essas e outras perguntas, recebemos Francisco Litvay, especialista no assunto, e Rodrigo Quercia, membro do conselho de dois projetos de Charter Cities, Prospera e Tipolis.
Catarinense de Blumenau, Francisco é graduado em Informática de Negócios. Desde os 21 anos é nômade digital, tendo saído do Brasil e já passado por mais de 25 países desde então. Ele lidera a Settee, site que publica conteúdo sobre Zonas Econômicas Especiais e Charter Cities em Português. Ele também é embaixador da Free Cities Foundation e Diretor de Internacionalização da Adrianople Group, uma empresa de inteligência comercial focada em jurisdições especiais.
De São Paulo, Rodrigo é graduado em Administração de Empresas pela FGV. Atuou no mercado financeiro no Brasil e Hong Kong, passando por fundos de Private Equity e casas de M&A. Em 2017, se juntou à NeWay Capital como diretor e sócio, com o objetivo de fundar zonas econômicas especiais com autonomia política (“Charter Cities”), sendo a primeira delas a plataforma Honduras Próspera, a primeira ZEDE de Honduras. Hoje atua no conselho de dois projetos de Charter Cities, Prospera e Tipolis, e no Brasil como CEO do Grupo SolPanamby, com foco em agronegócios e desenvolvimento imobiliário.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Próspera, a cidade-estado liberal em Honduras governada por uma empresa
Your Next Government?: From the Nation State to Stateless Nations
TED Talks: Why the world needs charter cities
Entrevista exclusiva com Patrik Schumacher, sucessor de Zaha Hadid
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarA urbanização brasileira foi marcada por um protagonismo do automóvel, negligenciando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Isso precisa mudar.
Estudo nos EUA conclui que o número de ciclistas é 1,8 vezes maior em ciclovias protegidas do que em ciclovias padrão e 4,3 maior do que em trechos sem ciclovias.
Confira quais foram os episódios mais ouvidos do podcast Caos Planejado em 2025.
Publicamos mais de 150 colunas no Caos Planejado ao longo do ano. Confira quais foram as mais lidas de cada colunista!
Confira quais foram os artigos mais acessados de 2025 no Caos Planejado!
Como as unidades habitacionais novas e caras de hoje se tornam as moradias acessíveis de amanhã.
Entendendo o que esse conceito realmente significa a partir de diferentes perspectivas.
Confira a nossa conversa com o pesquisador e gestor Santiago Uribe sobre o papel do urbanismo social na cidade de Medellín.
A ausência de assistência técnica de projeto e acompanhamento das reformas no desenho inicial do Programa Reforma Casa Brasil ameaça o potencial transformador da nova política do governo federal, lançada em outubro.
COMENTÁRIOS