3 maneiras em que o aumento da oferta de moradia reduz os preços
Quando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Confira nosso bate-papo com Claudio Barbieri da Cunha, Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP.
20 de abril de 2022Há anos, o transporte coletivo vem sofrendo com queda no número de passageiros e ameaças de aumento no valor das tarifas. A pandemia agravou ainda mais essa situação e fez com que cidades avançassem para um debate sobre como salvar financeiramente essas operações. Mas, além das propostas de subsídios, como podemos otimizar nosso atual modelo de transporte coletivo? Para essa conversa, trazemos Claudio Barbieri da Cunha, Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP.
De São Paulo, Claudio é engenheiro civil, mestre em engenharia de transportes, doutor e livre docente em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP, sendo, hoje, Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes. É editor da Revista Transportes, da ANPET – Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, e tem uma atuação acadêmica extensa, tendo publicado mais de 150 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, livros e anais de eventos científicos nas suas áreas de atuação.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Caminhões são realmente os vilões das grandes cidades?
Projeto de redes estruturais otimizadas de transporte público coletivo urbano por ônibus
A distribuição urbana de carga nas cidades
Como evitar o colapso do transporte coletivo pós-pandemia
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarQuando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Confira nossa conversa com Kátia Mello e Andressa Capriglione sobre o Moradia Primeiro, uma estratégia de transformação social para lidar com a população em situação de rua.
Promoções e praticidade do comércio eletrônico podem esconder impactos negativos da modalidade para a vida urbana das grandes cidades.
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
Confira nossa conversa com o professor André Dias e a fundadora do projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima, sobre os desafios para lidar com as pessoas em situação de rua no Brasil.
O controle que as organizações criminosas exercem sobre territórios informais no Brasil está ligado à configuração desses espaços e ao planejamento urbano.
O gradil foi instalado sem qualquer consulta pública, sem projeto técnico e interfere radicalmente no acesso e na visibilidade do local. Cercar é a representação máxima de uma visão de cidade excludente.
COMENTÁRIOS