Aprendendo com o urbanismo de Curitiba | Dias 3 e 4
Encerrando esta série, relatamos os últimos dias da Missão Urbanística Caos Planejado, conhecendo espaços públicos, o sistema de transporte coletivo e a atuação da iniciativa privada em Curitiba.
Confira nosso bate-papo com Claudio Barbieri da Cunha, Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP.
20 de abril de 2022Há anos, o transporte coletivo vem sofrendo com queda no número de passageiros e ameaças de aumento no valor das tarifas. A pandemia agravou ainda mais essa situação e fez com que cidades avançassem para um debate sobre como salvar financeiramente essas operações. Mas, além das propostas de subsídios, como podemos otimizar nosso atual modelo de transporte coletivo? Para essa conversa, trazemos Claudio Barbieri da Cunha, Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP.
De São Paulo, Claudio é engenheiro civil, mestre em engenharia de transportes, doutor e livre docente em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP, sendo, hoje, Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes. É editor da Revista Transportes, da ANPET – Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, e tem uma atuação acadêmica extensa, tendo publicado mais de 150 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, livros e anais de eventos científicos nas suas áreas de atuação.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Caminhões são realmente os vilões das grandes cidades?
Projeto de redes estruturais otimizadas de transporte público coletivo urbano por ônibus
A distribuição urbana de carga nas cidades
Como evitar o colapso do transporte coletivo pós-pandemia
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarEncerrando esta série, relatamos os últimos dias da Missão Urbanística Caos Planejado, conhecendo espaços públicos, o sistema de transporte coletivo e a atuação da iniciativa privada em Curitiba.
No segundo dia da Missão Urbanística do Caos Planejado, visitamos o IPPUC, órgão responsável pelo planejamento da cidade, e conhecemos mais sobre a história e o legado de Jaime Lerner na cidade.
Confira os principais aprendizados da nossa Missão Urbanística, viagem de estudos urbanos do Caos Planejado para Curitiba. No primeiro dia, conhecemos o projeto Bio Favela e visitamos algumas comunidades da cidade.
Quando todos perdem tempo, alguém precisa repensar o sistema.
"O Brasil ainda não se deu conta do tamanho do impacto dos carros autônomos".
Precisamos de mais algumas cidades de verdade. Como podemos consegui-las?
O holandês Aldo van Eyck levantou mais de 700 parques infantis enquanto esteve na gestão pública de Amsterdã. As intervenções eram simples e completamente integradas ao entorno.
Leia e assine o manifesto em defesa dos arquitetos(as) e urbanistas populares que atuam nas cidades brasileiras.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
COMENTÁRIOS