Curitiba: 50 anos de lições do primeiro BRT do mundo
O famoso BRT de Curitiba serviu como referência para outras cidades do mundo, mas também teve que enfrentar desafios e atualizações ao longo dos anos.
Hoje recebemos Meli Malatesta para uma conversa sobre mobilidade a pé. Dentre os tópicos, caminhabilidade, segurança do pedestre e manutenção das calçadas.
18 de abril de 2019Hoje o tema da nossa conversa é a mobilidade a pé. Dentre os tópicos, falamos sobre a caminhabilidade das cidades brasileiras, segurança dos pedestres, falta de manutenção das calçadas e priorização do transporte motorizado.
Para isso, recebemos a especialista Meli Malatesta, autora dos livros “Pé de Igualdade” e “A Rede da Mobilidade a Pé”, e mestra e doutora em Mobilidade Urbana Ativa pela USP. Meli trabalha há 35 anos na CET, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, voltada à Mobilidade Ativa, onde participa e coordena políticas e planos para pedestres e ciclistas. É idealizadora e presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP, e escreve para o blog Pé de Igualdade no portal Mobilize.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Artigo “Genocídio de pedestres?”
Capítulo “Criação de Espaços Compartilhados” – Guia de Gestão Urbana
Artigo “O abismo entre a realidade atual e a proposta de Meli Malatesta lança um grande desafio”
Artigo “Contra as multas a ciclistas e pedestres”
Artigo “A arquitetura importa para a cidade?”
Artigo “O que as dores nas costas me ensinaram sobre urbanismo”
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarO famoso BRT de Curitiba serviu como referência para outras cidades do mundo, mas também teve que enfrentar desafios e atualizações ao longo dos anos.
Conheça a estratégia que visa incentivar o movimento e a atividade física no cotidiano das pessoas por meio do planejamento do espaço urbano.
A redução do congestionamento não é o argumento mais convincente para a implantação de uma infraestrutura para bicicletas, mas existem muitas razões para construí-las.
As transformações no lote da casa do filme ao longo dos anos ajudam a entender como se deu o desenvolvimento urbano do bairro do Leblon, no Rio de Janeiro.
Confira nossa conversa com o economista Rodger Campos sobre mercado imobiliário, economia urbana e acesso a oportunidades.
Os urbanistas e cientistas de dados Santiago Fernández Reyes e Apaar Bansal explicam como uma nova ferramenta pode conectar as lacunas entre o uso do solo e o transporte, incentivando políticas que oferecem habitação adequada em localizações mais estratégicas.
Ao tentar classificar cidades como "planejadas" ou "não planejadas", deixamos de nos atentar a algumas nuances que revelam como as cidades realmente funcionam.
O urbanismo praticamente não tem espaço no debate público, ficando restrito a pequenos núcleos acadêmicos e burocratas.
Entenda quais são os riscos, impactos e soluções para salvar vidas no trânsito.
COMENTÁRIOS