Aprendendo com o urbanismo de Curitiba | Dia 2
No segundo dia da Missão Urbanística do Caos Planejado, visitamos o IPPUC, órgão responsável pelo planejamento da cidade, e conhecemos mais sobre a história e o legado de Jaime Lerner na cidade.
Confira nossa conversa com o professor André Dias e a historiadora Vanessa Lima sobre os desafios para lidar com as pessoas em situação de rua no Brasil.
5 de novembro de 2025Para conversar sobre a população em situação de rua nas cidades brasileiras, as causas desse problema e as formas de enfrentá-lo, recebemos o professor André Dias, do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, e a historiadora Vanessa Lima, fundadora e presidente do projeto Mãos Invisíveis.
Natural de Belo Horizonte, André é professor do Departamento de Psicologia e pesquisador-extensionista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro da Coordenação Geral do Programa Transdisciplinar Polos de Cidadania da UFMG e do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua. Também é membro do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFMG.
De Curitiba, Vanessa é autista, mãe, historiadora, mestre e doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com foco de pesquisa no direito à moradia e estratégias eficazes de superação da situação de rua. É fundadora e presidente do projeto Mãos Invisíveis, é agente técnica de atendimento do Projeto Piloto Moradia Primeiro Curitiba e participou da produção do Guia Brasileiro de Moradia Primeiro em 2022. É também titular no Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Políticas Públicas para a População em Situação de Rua Estadual.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast e fazer perguntas para os convidados? Faça parte da nossa comunidade de apoiadores.
Página: Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua
Coluna: “Pessoa em situação de mendigo”
Artigo: Como inovar nas políticas públicas para pessoas em situação de rua? Conheça o Housing First
Página: Projeto Mãos Invisíveis
Livro: Homelessness is a Housing Problem
Artigo: O que dizem os dados sobre a população de rua no Brasil?
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarNo segundo dia da Missão Urbanística do Caos Planejado, visitamos o IPPUC, órgão responsável pelo planejamento da cidade, e conhecemos mais sobre a história e o legado de Jaime Lerner na cidade.
Confira os principais aprendizados da nossa Missão Urbanística, viagem de estudos urbanos do Caos Planejado para Curitiba. No primeiro dia, conhecemos o projeto Bio Favela e visitamos algumas comunidades da cidade.
Quando todos perdem tempo, alguém precisa repensar o sistema.
"O Brasil ainda não se deu conta do tamanho do impacto dos carros autônomos".
Precisamos de mais algumas cidades de verdade. Como podemos consegui-las?
O holandês Aldo van Eyck levantou mais de 700 parques infantis enquanto esteve na gestão pública de Amsterdã. As intervenções eram simples e completamente integradas ao entorno.
Leia e assine o manifesto em defesa dos arquitetos(as) e urbanistas populares que atuam nas cidades brasileiras.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
Os governos municipais deveriam atuar como uma empresa que gerencia uma plataforma.
COMENTÁRIOS