Desenhando ruas seguras e resilientes em Recife
Foto: Wagner Barbosa/CTTU

Desenhando ruas seguras e resilientes em Recife

O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.

17 de julho de 2025

Em 2022, o programa Streets for Kids (“Ruas para Crianças”) lançou sua primeira edição do Leadership Accelerator, reunindo 60 líderes urbanos de 20 países para fortalecer suas habilidades, compartilhar conhecimentos e construir uma rede global dedicada à criação de ruas mais seguras para as crianças. Ao final do programa, a GDCI convidou as equipes a se candidatarem a um subsídio inicial de U$ 20.000 e um ano de assistência técnica para ajudar a transformar suas visões em realidade. Em abril de 2023, dez cidades de quatro continentes foram selecionadas: Abuja, Nigéria; Cuenca, Equador; Istambul, Turquia; León, México; Lima, Peru; Lusaca, Zâmbia; Recife, Brasil; Santiago, Chile; Solo, Indonésia; Tiro, Líbano.

Ruas para Crianças no Jordão, Recife

Em Recife, o projeto Streets for Kids teve como foco as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto, no bairro do Jordão — uma comunidade onde as crianças enfrentam diversos desafios para acessar espaços públicos seguros e de qualidade. Chuvas intensas, inundações frequentes e riscos de deslizamento tornam o trajeto até a escola perigoso e imprevisível. O projeto beneficiou diretamente cerca de 566 alunos de 2 a 10 anos de idade, de três escolas próximas, além de quase 1.200 pedestres que circulam diariamente por essas ruas.

Essa transformação foi possível graças a uma forte parceria entre diversos órgãos municipais: a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), o Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), além da Secretaria de Educação, através da Secretaria Executiva da Primeira Infância e a do Meio Ambiente.

Ao longo do processo, mais de 400 crianças, cuidadores, funcionários das escolas e moradores participaram da cocriação de soluções que melhoram o acesso às escolas, incentivam o brincar ao ar livre e a convivência e estabelecem um precedente para futuras transformações de ruas voltadas à infância em Recife.

Leia mais: 10 cidades que estão projetando ruas para crianças

Ruas como espaços de conexão e brincadeira

Bairros informais como o Jordão compõem uma parcela significativa da malha urbana do Recife — cobrindo 32% da área da cidade e abrigando 53% da população. Geralmente localizadas na periferia da cidade, essas áreas costumam ser densamente povoadas e carentes de infraestrutura básica, como calçadas, parques ou locais seguros para caminhar e brincar. Nesses contextos, as ruas se tornam o espaço público mais importante — mas raramente são projetadas pensando nas crianças.

Recife já tomou medidas para lidar com isso por meio do programa Praças da Infância, que criou mais de 13 espaços dedicados à brincadeira em toda a cidade. Ainda assim, a necessidade é generalizada. Um estudo recente do MapBiomas e do Instituto Alana constatou que uma em cada cinco escolas brasileiras não possui praças ou parques próximos, o que afeta 1,5 milhão de alunos. Essa escassez de espaço público limita as oportunidades de brincar, interagir socialmente e se conectar com a natureza — essenciais para o desenvolvimento saudável e o bem-estar das crianças. Dessas escolas, 78% ficam a menos de 1 km de bairros informais, onde o espaço para novos equipamentos públicos já é limitado. Ao reinventar as ruas como espaços multifuncionais, as cidades podem criar ambientes mais seguros e inclusivos para as crianças caminharem, brincarem e crescerem.

Rua em Recife antes e depois do projeto. Foto: Wagner Barbosa/CTTU

Projetando ruas seguras e resilientes

Quase um quarto das escolas municipais do Recife estão localizadas em áreas de risco de desastres climáticos como inundações e deslizamentos de terra, perigos que podem colocar vidas em risco, interromper aulas e impedir que crianças frequentem a escola. “Chovia e a gente não conseguia passar por aqui porque [a rua] virava uma cachoeira”, lembrou Rosinalva Monteiro, diretora da Escola Estadual José Manguba Sobrinho. “Eu cansava de contratar caminhões para poder trazer metralhas para fechar os buracos para a gente conseguir acessar a escola.”

Em resposta a esses desafios, o projeto Streets for Kids em Jordão integrou a resiliência climática e o desenho voltado para crianças. As principais transformações incluíram pavimentação permeável, novos sistemas de drenagem, áreas de espera sombreadas para cuidadores e áreas verdes para gerenciar águas pluviais e melhorar o conforto. Um espaço aberto subutilizado foi transformado em uma praça vibrante com parquinho e mobiliário urbano, criando um novo centro para a vida comunitária.

Ao todo, 35.415 m² de espaço público foram melhorados, com bancos, árvores e elementos lúdicos espalhados pelas ruas redesenhadas. O trânsito foi acalmado por meio de travessias elevadas, faixas estreitas e chicanas (desvio que leva a uma redução na largura da via), reforçando um ambiente seguro de 20 km/h. Essas melhorias não apenas aumentaram a segurança e a acessibilidade, mas também incentivaram caminhadas e brincadeiras ao ar livre, tornando a rotina diária mais alegre e saudável para o desenvolvimento das crianças do bairro.

Crianças brincando na nova área de espera sombreada do lado de fora da escola. Foto: Josenildo Gomes/CTTU
Crianças conversando na nova área de espera sombreada do lado de fora da escola. Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Caminhando rumo à mudança de longo prazo

Embora transformações temporárias de rua possam desencadear conversas importantes e mudar perspectivas, mudanças duradouras exigem investimento permanente e colaboração multissetorial. Após anos implementando intervenções táticas em parceria com a GDCI e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, a cidade deu o passo ousado de implementar um projeto de obra civil em Jordão, solidificando seu compromisso com o projeto de ruas mais seguras e saudáveis.

Esse sucesso foi possível graças à forte vontade política e à colaboração institucional. O apoio da prefeitura ajudou a unir vários departamentos com uma visão compartilhada. As agências reuniram recursos, alinharam prioridades e engajaram a comunidade, demonstrando como o projeto de ruas com foco na criança pode se tornar um catalisador para uma cooperação municipal mais ampla.

Como parte do legado do projeto, os atores envolvidos no projeto refletiram sobre a experiência para fortalecer os processos internos, melhorar a coordenação entre departamentos e dimensionar intervenções futuras. As lições aprendidas servirão como um modelo para a expansão de espaços públicos adequados para crianças em toda a cidade — transformando as ruas em espaços de possibilidades para todas as crianças.

Leia mais: Podcast #108 | Ruas para Crianças e a Global Designing Cities Initiative

Temos muito orgulho de apoiar a cidade do Recife e testemunhar a dedicação de gestores e técnicos que estão transformando as ruas em espaços mais seguros e vibrantes para todos. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho inspirador!

Eduarda Aun é líder do programa Streets for Kids na Global Designing Cities Initiative (GDCI)

Para saber mais sobre gestão urbana e como criar ruas melhores nas cidades brasileiras, conheça o curso “Do Planejamento ao Caos“.

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.