Uma breve história das cidades-satélites de Brasília
O desenvolvimento urbano da capital foi muito além do Plano Piloto, mesmo antes de sua inauguração.
Ela possui um motor que absorve energia quando a bicicleta freia e quando se pedala para trás.
27 de setembro de 2015Aproveitando minha passagem por Boston, decidi conhecer o que se faz de melhor na área dos transportes, e uma das criações mais fantásticas do momento é, sem dúvida, a Copenhagen Wheel. O desenvolvimento da “roda de Copenhagen” começou em 2009 no MIT Senseable LAB e, em 2012, foi fundada a startup Superpedestrian, começando aceitar pedidos no final de 2013. A roda entrou em produção em massa só este ano, gerando uma fila de espera de até dois anos!
A sacada genial da Copenhagen Wheel é o seu sistema de regeneração: ela possui um motor que absorve energia quando a bicicleta freia e quando se pedala para trás, e pedalar para trás também ajuda a bicicleta a frear. Ainda, possui uma bateria que leva 4 horas para uma carga total que permite de 40 a 50km de autonomia. A velocidade máxima da bicicleta é limitada não pela capacidade do motor mas pela legislação americana e européia, nos limites respectivos de 20mph e 25km/h.
Tudo isso é instalado em um sistema integrado (“all in one”) dentro daquela “pizza” vermelha (única cor disponível) com motor, bateria removível, múltiplos sensores, conexão Bluetooth e sistema de bloqueio da roda (ativado através do App), mas ainda sem GPS integrado. A roda de Copenhagen pode funcionar sem estar associada a um smartphone, porém perde um pouco do encanto. Com o aplicativo você pode coordenar a intensidade da assistência (Eco, Standard, Turbo…), e ainda coletar dados diversos sobre a viagem, nível da bateria, velocidade. Você pode ainda associar vários smartphones à mesma roda.
A roda serve bicicletas com ou sem marchas e até quatro tamanhos de roda: 700c, 26, 28 e 29 polegadas, mas não aceita bicicletas que possuem freios a disco. Tem um peso de 13lbs (aproximadamente 6 kg) que fica todo concentrado na roda traseira, o que gera algum desequilíbrio na distribuição do peso na bicicleta. O preço também é outro fator que pode afastar alguns consumidores: US$ 949. No entanto, é um valor competitivo com as demais bicicletas elétricas, além de que a roda de Copenhagen oferece um “produto” mais sofisticado, com coleta de dados pelos sensores e sistema de bloqueio. Ainda, na “Developer Edition”, é possível desenvolver aplicativos próprios com os dados coletados pela roda. Segundo a empresa, que ainda está em fase embrinoária construindo uma rede de distribuição, a garantia do produto é de um ano e ainda não enviam o produto para o Brasil.
Não sou um especialista em bicicletas elétricas mas pedalo com frequência e acredito que a roda de Copenhagen seja um produto muito interessante. Ele reconhece o seu tipo de pedalada e de terreno, ajudando nas subidas ou quando você quer só mais velocidade. O peso e a fila de espera certamente são pontos negativos, e para o Brasil (principalmente com a cotação atual do dólar) o valor aproximado de R$4 mil pode parecer excessivo mas não é. É um produto inovador e flexível e, se for roubado (infelizmente precisamos nos preocupar com esse tipo de coisa, não só no Brasil), não serve para nada pois pode ser bloqueado pelo aplicativo.
No vídeo abaixo eu testo a bicicleta. Sim, o barulho que vai e volta no vídeo é feito pela Copenhagen Wheel, quando o motor é ativado. Pode ser um pouco incômodo, principalmente se for um grande grupo de pessoas usando o dispositivo ao mesmo tempo.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarO desenvolvimento urbano da capital foi muito além do Plano Piloto, mesmo antes de sua inauguração.
A inteligência artificial já transforma o planejamento urbano no mundo. Mas será que cidades brasileiras estão preparadas para essa revolução? Entre potencial e desafios, o uso de IA pode tornar as cidades mais eficientes ou ampliar desigualdades. A decisão sobre seu futuro começa agora.
Confira nossa conversa com o médico Paulo Saldiva sobre como a vida urbana, a mobilidade e a poluição afetam a saúde das pessoas.
Os diferentes métodos para calcular a densidade de pessoas morando em uma determinada área podem tornar difícil o entendimento desse conceito.
Se hoje o Brasil começasse a urbanizar uma favela por semana, demoraríamos 230 anos para integrar todas as favelas e comunidades às nossas cidades. 230 anos. Ou seja, teríamos de aguardar nove gerações. Por isso, precisamos falar com urgência de soluções transitórias.
O processo de licenciamento ambiental, necessário para a aprovação de projetos nas cidades brasileiras, apresenta diversos entraves na prática.
A mudança recente na forma como o IBGE chama as favelas reflete as transformações ao longo do tempo nesses lugares e vai ao encontro de investigações acadêmicas que apontam o fortalecimento do empreendedorismo.
Iniciado em 1970, o processo de favelização na cidade de Guarulhos foi marcado por processos de migração, ações de retirada de barracos e lutas de resistência.
O domínio de facções no Brasil revela a falência do Estado e a precariedade do urbanismo formal. Transporte, serviços e espaços públicos são moldados por regras paralelas, expondo a exclusão e a desigualdade, enquanto soluções urgentes para a dignidade urbana são necessárias.
comprei a copenhagen wheel 4 anos atras – decidiram apos todo este tempo devolver o dinheiro, porem tb nao o fizeram.
alguem pode ajudar?
grato
Boa tarde ,pessoal so para advertir , quem quer bicicleta elétrica ,por favor não comprar na GENERAL WINGS que vendem varias , e não entregam eu comprei uma TRES TOROS e ja paguei fas 3 meses e não entregam, CUIDADOpara não entrar numa fria como eu .( e me comentou outro comprador que disseram para ele que não tinham dinheiro para devolver ) Procurem os comentarios , tem varias reclamaçōes no RECLAME AQUI .
Entendo que não poderei adquirir pelos meios comerciais normais, terei que fazer uma compra direto ao produtor?
Oi Evandio! Entendemos que o produto, por enquanto, ainda está à venda apenas nos EUA, Canadá e Europa: https://www.superpedestrian.com/choose
Esperamos que em breve chegue ao Brasil!
Abs
“possui um motor que absorve energia quando a bicicleta freia e quando se pedala para trás” , iso quer dizer que carrega a bateria? Obrigado
Como assim ainda não enviam para o Brasil? Meu pai fez a pre-order da roda faz uns 3 anos!
Eu também, penso que na mesma época ou poucos anos mais. Nunca mais recebi noticias, e quando perguntei quando enviariam para o Brasil a tal roda mágica, simplesmente responderam que eu poderia receber meu dinheiro de volta. Bem, pelo visto, parece que esta será a unica alternativa: Não ter a roda aqui como prometeram, mas a grana de volta e valendo bem menos, claro.
ótimo