Como o Bryant Park transformou Manhattan e inspirou espaços públicos
O Bryant Park, em Nova York, foi transformado de um local evitado pelas pessoas em um destino vibrante e, desde então, tornou-se o “padrão ouro” para um espaço público.
Grandes manchas urbanas, temperaturas elevadas, relevos bastante acidentados, falta de segurança… Quais são os caminhos para promover o uso das bicicletas como alternativa de mobilidade nas cidades brasileiras?
26 de novembro de 2020Para aprofundar o tema, neste episódio recebemos Glaucia Pereira, fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana e diretora e integrante da Cidadeapé, e Rosa Félix, investigadora em mobilidade urbana em bicicleta do laboratório U-Shift.
Nascida em São Paulo, Glaucia Pereira é especialista em mobilidade urbana. É bacharel em Física pela USP e mestre em Administração de Empresas com ênfase em métodos quantitativos, também pela USP. Tem treze anos de experiência em mobilidade urbana, sendo dez deles na área de pesquisa da CET, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. É fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana e foi diretora e é integrante da Cidadeapé – Associação pela mobilidade a pé em São Paulo.
Nascida em Lisboa, Rosa é investigadora em mobilidade urbana em bicicleta do laboratório U-Shift. É doutorada em Sistema de Transportes pelo Instituto Superior Técnico, e foi visiting scholar na Portland State University. Participou da elaboração do Plano de Mobilidade Ciclável da Câmara Municipal de Loulé, e na integração da Rede EuroVelo em Portugal. Colabora na Cicloficina dos Anjos, uma oficina comunitária de bicicletas e em projeto com a Câmara Municipal de Lisboa.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030
Mercado de Bicicletas no Brasil
Menos carros elétricos, mais bicicletas e ônibus elétricos
Mapa de Declives de Rede Viária
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarO Bryant Park, em Nova York, foi transformado de um local evitado pelas pessoas em um destino vibrante e, desde então, tornou-se o “padrão ouro” para um espaço público.
Tomando o caso de Recife como exemplo, o projeto da Praça Onze, no Rio de Janeiro, pode se revelar uma intervenção de grande valor urbano.
A arborização pode melhorar temperaturas, sensação térmica e qualidade de vida nas cidades. Uma análise com mais de 60 cidades mostra que há espaço para muito mais árvores.
O que o debate sobre transporte público e segregação revela sobre como discutimos a precificação viária.
Estádios podem se relacionar de formas muito diferentes com os seus respectivos entornos, e isso normalmente revela as prioridades do urbanismo da cidade.
Na crise climática, tem uma questão mais urgente que as emissões de carbono, a transição energética e as soluções baseadas na natureza: a moradia.
Para que o programa Minha Casa, Minha Vida seja realmente focado em resolver os problemas de habitação no Brasil e reduzir desigualdades, é necessário que ele passe por um redesenho.
Confira a nossa conversa com Maria Isabel Couto e Carolina Grillo sobre territórios controlados pelo crime no Brasil.
Uma revisão das pesquisas e uma nova análise de dados.
COMENTÁRIOS