Os desafios do planejamento urbano
“Além de Rio e Sampa’’, de Jorge Guilherme Francisconi e sôniahelana, é leitura imprescindível para todos os envolvidos no complexo processo de planejar cidades no país.
Grandes manchas urbanas, temperaturas elevadas, relevos bastante acidentados, falta de segurança… Quais são os caminhos para promover o uso das bicicletas como alternativa de mobilidade nas cidades brasileiras?
26 de novembro de 2020Para aprofundar o tema, neste episódio recebemos Glaucia Pereira, fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana e diretora e integrante da Cidadeapé, e Rosa Félix, investigadora em mobilidade urbana em bicicleta do laboratório U-Shift.
Nascida em São Paulo, Glaucia Pereira é especialista em mobilidade urbana. É bacharel em Física pela USP e mestre em Administração de Empresas com ênfase em métodos quantitativos, também pela USP. Tem treze anos de experiência em mobilidade urbana, sendo dez deles na área de pesquisa da CET, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. É fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana e foi diretora e é integrante da Cidadeapé – Associação pela mobilidade a pé em São Paulo.
Nascida em Lisboa, Rosa é investigadora em mobilidade urbana em bicicleta do laboratório U-Shift. É doutorada em Sistema de Transportes pelo Instituto Superior Técnico, e foi visiting scholar na Portland State University. Participou da elaboração do Plano de Mobilidade Ciclável da Câmara Municipal de Loulé, e na integração da Rede EuroVelo em Portugal. Colabora na Cicloficina dos Anjos, uma oficina comunitária de bicicletas e em projeto com a Câmara Municipal de Lisboa.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030
Mercado de Bicicletas no Brasil
Menos carros elétricos, mais bicicletas e ônibus elétricos
Mapa de Declives de Rede Viária
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiar“Além de Rio e Sampa’’, de Jorge Guilherme Francisconi e sôniahelana, é leitura imprescindível para todos os envolvidos no complexo processo de planejar cidades no país.
Densidade demográfica, desenvolvimento humano e preço do m²: algumas reflexões a partir de uma análise dos dados dos distritos paulistanos.
A taxa de ocupação e o coeficiente de aproveitamento são dois dos parâmetros mais utilizados por zoneamentos e planos diretores.
Confira nossa conversa com Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas e da Favela Holding.
Leia a entrevista com o arquiteto e urbanista Anthony Ling, fundador e editor-chefe do Caos Planejado, para a revista Exame.
O Minha Casa, Minha Vida mostrou que é possível criar moradia em larga escala, embora sacrificando a qualidade. Resolver essa última parte da equação é a tarefa da nova etapa do programa.
O que justifica um gasto de quase R$ 300 milhões em um túnel, com demanda estimada de apenas 3 mil usuários por dia?
Ouça nossa entrevista com Bianca Tavolari e Vinicius Netto.
Embora vendidas como obras de mobilidade urbana, investimentos em ampliação da capacidade viária não são, nem serão, suficientes para resolver os problemas de mobilidade urbana das cidades.
COMENTÁRIOS