Webinar | Case Puerto Madero em Buenos Aires
Confira o webinar com o arquiteto e urbanista Roberto Converti sobre o projeto de revitalização do Puerto Madero, em Buenos Aires.
Grandes manchas urbanas, temperaturas elevadas, relevos bastante acidentados, falta de segurança… Quais são os caminhos para promover o uso das bicicletas como alternativa de mobilidade nas cidades brasileiras?
26 de novembro de 2020Para aprofundar o tema, neste episódio recebemos Glaucia Pereira, fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana e diretora e integrante da Cidadeapé, e Rosa Félix, investigadora em mobilidade urbana em bicicleta do laboratório U-Shift.
Nascida em São Paulo, Glaucia Pereira é especialista em mobilidade urbana. É bacharel em Física pela USP e mestre em Administração de Empresas com ênfase em métodos quantitativos, também pela USP. Tem treze anos de experiência em mobilidade urbana, sendo dez deles na área de pesquisa da CET, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. É fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana e foi diretora e é integrante da Cidadeapé – Associação pela mobilidade a pé em São Paulo.
Nascida em Lisboa, Rosa é investigadora em mobilidade urbana em bicicleta do laboratório U-Shift. É doutorada em Sistema de Transportes pelo Instituto Superior Técnico, e foi visiting scholar na Portland State University. Participou da elaboração do Plano de Mobilidade Ciclável da Câmara Municipal de Loulé, e na integração da Rede EuroVelo em Portugal. Colabora na Cicloficina dos Anjos, uma oficina comunitária de bicicletas e em projeto com a Câmara Municipal de Lisboa.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030
Mercado de Bicicletas no Brasil
Menos carros elétricos, mais bicicletas e ônibus elétricos
Mapa de Declives de Rede Viária
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira o webinar com o arquiteto e urbanista Roberto Converti sobre o projeto de revitalização do Puerto Madero, em Buenos Aires.
Após a Rua Leôncio de Carvalho ser requalificada como rua compartilhada e calçadão, as mais de 10 mil pessoas por dia que atravessavam na esquina com a Paulista passaram a ter uma caminhada contínua e sem riscos de atropelamento.
É preciso implementar mudanças contra a perpetuação da oferta excessiva de vagas de estacionamento em áreas urbanas.
Confira nossa conversa com Germano Bremm e André Machado sobre o ano após a maior enchente da história de Porto Alegre.
Como uma das séries de maior sucesso da história pode estar relacionada com o desenvolvimento urbano e as dinâmicas do mercado imobiliário de Nova York nas últimas décadas?
Poder ter todas as necessidades diárias supridas a apenas 15 minutos de caminhada de casa é uma ideia muito atraente. Mas será que o planejamento urbano é capaz de alcançar isso plenamente?
Cidades brasileiras frequentemente alegam não possuir recursos para ampliar ou melhorar a sua infraestrutura, mesmo para algumas finalidades básicas como zeladoria de espaços públicos ou implantação de ciclovias, ambas de relativo baixo custo.
Dados geoespaciais e análises socioambientais impulsionam o planejamento urbano sustentável, como demonstram os casos de Belo Horizonte e Campinas.
Confira nossa conversa com Victor Macêdo, da Prefeitura de Fortaleza, sobre as transformações na mobilidade urbana da cidade.
COMENTÁRIOS