Os Estados Unidos só têm uma cidade de verdade
Precisamos de mais algumas cidades de verdade. Como podemos consegui-las?
Para impedir o contágio da Covid-19, o Ministério da Saúde orienta manter uma distância mínima de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando. Uma recomendação desafiada pelas estreitas e mal-conservadas calçadas brasileiras.
23 de julho de 2020Neste episódio discutimos novas alternativas para a mobilidade a pé e ocupação dos espaços públicos através do urbanismo tático. Para isso, recebemos Letícia Sabino, fundadora e diretora do SampaPé, organização que atua desde 2012 para transformar as cidades em ambientes mais caminháveis junto com as pessoas.
Letícia também idealizou e mobilizou a Paulista Aberta, coordenou projetos de metodologias e formação em caminhabilidade para prefeituras, criou e executou metodologias de engajamento e participação cidadã, pesquisas, estudos, entre outras ações e projetos.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Curso: “Políticas Públicas de Abertura de Ruas durante a Pandemia do COVID-19”
Podcast Caos Planejado #10: “Cidades para brincar, invenções para morar”, com Bianca Antunes
Ruas para mobilidade ativa durante a pandemia
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarPrecisamos de mais algumas cidades de verdade. Como podemos consegui-las?
O holandês Aldo van Eyck levantou mais de 700 parques infantis enquanto esteve na gestão pública de Amsterdã. As intervenções eram simples e completamente integradas ao entorno.
Leia e assine o manifesto em defesa dos arquitetos(as) e urbanistas populares que atuam nas cidades brasileiras.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
Os governos municipais deveriam atuar como uma empresa que gerencia uma plataforma.
Confira nossa conversa com Carlos Leite e Fabiana Tock sobre as iniciativas de urbanismo social no Brasil e no mundo.
No livro “Cidade Suave”, o urbanista David Sim aponta quais são as características de cidades que promovem conforto e acolhimento no cotidiano de seus habitantes.
O Jardins, em São Paulo, se tornou símbolo de ineficiência urbana: maior acessibilidade a empregos da cidade, escassez de moradias, exportação de congestionamentos e bilhões em valor que poderiam ser capturados e reinvestidos — até mesmo em uma nova linha de metrô.
Hong Kong enfrenta hoje grandes desafios de acessibilidade habitacional, que são um resultado da forma como suas regulações foram estabelecidas.
COMENTÁRIOS