Precisamos curar nossa dependência do carro
A urbanização brasileira foi marcada por um protagonismo do automóvel, negligenciando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Isso precisa mudar.
Confira nossa entrevista com Cayo de Oliveira Franco sobre os resultados do Censo de 2022.
1 de março de 2024Para debater sobre pesquisas geográficas, recebemos o Coordenador de Geografia da Diretoria de Geociências do IBGE Cayo de Oliveira Franco.
Cayo fez graduação e mestrado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2014 é Geógrafo do IBGE, tendo atuado como Gerente de Regionalização e Classificação Territorial e Gerente de Geografia. Atualmente está coordenador de Geografia da Diretoria de Geociências do IBGE atuando em projetos nas áreas de regionalização e classificação territorial, pesquisas territoriais, geografia censitárias, redes e fluxos geográficos e atlas e análises geográficas.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Censo: por que o Brasil ‘perdeu’ mais de 10 milhões de pessoas? Entenda cálculo do IBGE
As cidades médias que assustam as capitais
Censo 2022: o que explica a queda populacional em diferentes capitais
O Censo de 2022 mostra que o país tem recorde de domicílios vazios: são 11 milhões de portas fechadas
Reflexões sobre a efetividade de um Censo em plena pandemia
Número de domicílios salta 34% em 12 anos no Censo, número médio de moradores por habitação recua
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarA urbanização brasileira foi marcada por um protagonismo do automóvel, negligenciando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Isso precisa mudar.
Estudo nos EUA conclui que o número de ciclistas é 1,8 vezes maior em ciclovias protegidas do que em ciclovias padrão e 4,3 maior do que em trechos sem ciclovias.
Confira quais foram os episódios mais ouvidos do podcast Caos Planejado em 2025.
Publicamos mais de 150 colunas no Caos Planejado ao longo do ano. Confira quais foram as mais lidas de cada colunista!
Confira quais foram os artigos mais acessados de 2025 no Caos Planejado!
Como as unidades habitacionais novas e caras de hoje se tornam as moradias acessíveis de amanhã.
Entendendo o que esse conceito realmente significa a partir de diferentes perspectivas.
Confira a nossa conversa com o pesquisador e gestor Santiago Uribe sobre o papel do urbanismo social na cidade de Medellín.
A ausência de assistência técnica de projeto e acompanhamento das reformas no desenho inicial do Programa Reforma Casa Brasil ameaça o potencial transformador da nova política do governo federal, lançada em outubro.
COMENTÁRIOS