Os desafios do planejamento urbano
“Além de Rio e Sampa’’, de Jorge Guilherme Francisconi e sôniahelana, é leitura imprescindível para todos os envolvidos no complexo processo de planejar cidades no país.
Confira nossa conversa com Adriana Levisky, sócia titular do escritório Levisky Arquitetos – Estratégia Urbana.
24 de maio de 2023“Dificilmente as publicações de arquitetura e urbanismo abordam as dificuldades enfrentadas nos processos de projeto. É um assunto com o qual a nossa categoria lida mal, mas seria útil darmos transparência a ele.” — Adriana Levisky, em Polifonias Urbanas.
Neste episódio, que entrevista a sócia titular do escritório Levisky Arquitetos, conversamos sobre os desafios do urbanismo na prática profissional.
Nascida em São Paulo, Adriana é sócia titular do escritório Levisky Arquitetos – Estratégia Urbana, um Escritório de Projetos Arquitetônicos, sobretudo institucionais na área da educação, da saúde e da cultura, de Projetos Urbanos e de Consultoria Estratégica.
É membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – regional São Paulo (AsBEA-SP); membro da Comissão de Edificações e Uso do Solo (CEUSO) e conselheira do Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS).
É Formada pela Faculdade de arquitetura da USP e Mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). É docente no curso de Arquitetura Hospitalar da Faculdade Albert Einstein; no curso de Projeto, Introdução ao Projeto e Desenho Urbano na Faculdade Braz Cubas, a UNIBAN, e, no passo, das Faculdades Integradas Modulo. É autora do livro Polifonia Urbana: arquiteturas, urbanismos e mediações.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Entrevista – Adriana Levisky (Revista Projeto)
Núcleo Jardim Colombo (Levisky Arquitetos)
Pq das Flores e a dinâmica do boicote à cidade (ArqBrasil)
Cancelado Parque das Flores na avenida Paulista (Revista Projeto)
Marco regulatório e a cidade (AECweb)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiar“Além de Rio e Sampa’’, de Jorge Guilherme Francisconi e sôniahelana, é leitura imprescindível para todos os envolvidos no complexo processo de planejar cidades no país.
Densidade demográfica, desenvolvimento humano e preço do m²: algumas reflexões a partir de uma análise dos dados dos distritos paulistanos.
A taxa de ocupação e o coeficiente de aproveitamento são dois dos parâmetros mais utilizados por zoneamentos e planos diretores.
Confira nossa conversa com Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas e da Favela Holding.
Leia a entrevista com o arquiteto e urbanista Anthony Ling, fundador e editor-chefe do Caos Planejado, para a revista Exame.
O Minha Casa, Minha Vida mostrou que é possível criar moradia em larga escala, embora sacrificando a qualidade. Resolver essa última parte da equação é a tarefa da nova etapa do programa.
O que justifica um gasto de quase R$ 300 milhões em um túnel, com demanda estimada de apenas 3 mil usuários por dia?
Ouça nossa entrevista com Bianca Tavolari e Vinicius Netto.
Embora vendidas como obras de mobilidade urbana, investimentos em ampliação da capacidade viária não são, nem serão, suficientes para resolver os problemas de mobilidade urbana das cidades.
COMENTÁRIOS