Aprendendo com o urbanismo de Curitiba | Dias 3 e 4
Encerrando esta série, relatamos os últimos dias da Missão Urbanística Caos Planejado, conhecendo espaços públicos, o sistema de transporte coletivo e a atuação da iniciativa privada em Curitiba.
Neste episódio, recebemos Barbara Remussi e Gabriela Coelho, arquitetas de formação que hoje atuam na incorporação imobiliária. Na nossa conversa, abordamos como foi feita essa migração, qual suas opiniões sobre a relação dessas duas áreas e suas experiências, como mulheres, no setor da construção civil, ambiente majoritariamente masculino.
Nascida em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Barbara é arquiteta e urbanista pela PUCRS e sócia e fundadora da Compor, incorporadora de Porto Alegre, onde atua principalmente como Diretora Criativa e Comercial.
Gabriela é paulistana, formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie e em “Artes Plásticas” pela Escola Panamericana de Arte. Tem especialização em “Gerenciamento de Projetos” pelo Insper e pós-graduação em “Concepção e Gestão de Projetos Metropolitanos” pelo Mackenzie. Hoje é sócia de uma pequena incorporadora, e também presta consultorias, na área de Produto, para o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Urbanista, por que você ainda não é um incorporador?
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarEncerrando esta série, relatamos os últimos dias da Missão Urbanística Caos Planejado, conhecendo espaços públicos, o sistema de transporte coletivo e a atuação da iniciativa privada em Curitiba.
No segundo dia da Missão Urbanística do Caos Planejado, visitamos o IPPUC, órgão responsável pelo planejamento da cidade, e conhecemos mais sobre a história e o legado de Jaime Lerner na cidade.
Confira os principais aprendizados da nossa Missão Urbanística, viagem de estudos urbanos do Caos Planejado para Curitiba. No primeiro dia, conhecemos o projeto Bio Favela e visitamos algumas comunidades da cidade.
Quando todos perdem tempo, alguém precisa repensar o sistema.
"O Brasil ainda não se deu conta do tamanho do impacto dos carros autônomos".
Precisamos de mais algumas cidades de verdade. Como podemos consegui-las?
O holandês Aldo van Eyck levantou mais de 700 parques infantis enquanto esteve na gestão pública de Amsterdã. As intervenções eram simples e completamente integradas ao entorno.
Leia e assine o manifesto em defesa dos arquitetos(as) e urbanistas populares que atuam nas cidades brasileiras.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
COMENTÁRIOS