10 cidades que estão projetando ruas para crianças
No programa Street for Kids, várias cidades ao redor do mundo implementaram projetos de intervenção para tornar ruas mais seguras e convidativas para as crianças.
Ouça nossa entrevista com Paulo Kawahara e Valeria Bechara sobre o legado do arquiteto e urbanista Jaime Lerner.
2 de junho de 2022Nascido em 1937 e falecido em 2021, Jaime Lerner foi arquiteto, urbanista, prefeito de Curitiba por três vezes, governador do Paraná por duas vezes. Ficou conhecido pela invenção e implementação do BRT, o Bus Rapit Transit, em Curitiba, tendo sido replicado por dezenas de cidades pelo mundo.
Lerner defendia cidades com menos carros, mais acessíveis para crianças e pedestres, com usos mistos e mais densas, aproximando residência e trabalho. Popularizou o conceito de “acupuntura urbana” para transformações nas cidades com poucos recursos.
Para conversar sobre o seu legado, recebemos Paulo Kawahara e Valeria Bechara, sócios fundadores da Jaime Lerner Arquitetos Associados, que atuaram por décadas ao lado de Lerner e hoje dão continuidade ao seu trabalho.
De Londrina, no Paraná, Paulo é arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná e fez MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. No início dos anos 80, trabalhou no IPPUC, o Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba, onde atuou na Rede Integrada de Transportes e na Revitalização da Área Central de Curitiba. Em seguida, sob coordenação de Jaime Lerner, fez parte da equipe do Projeto Rio Ano 2000. Em 1988, tornou-se arquiteto na Jaime Lerner Planejamento Urbano e participou, entre 1995 e 2002, de projetos regionais durante o seu mandato no Estado do Paraná, além de ter presidido a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC.
Valeria é nascida na cidade do Rio de Janeiro, é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Gama Filho, e fez MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV de Curitiba. Começou a trabalhar na Jaime Lerner Planejamento Urbano em 1988. Foi consultora técnica para o setor público, para o governo municipal de Curitiba e para o governo do Estado do Paraná, nas gestões de Jaime Lerner, atuando também em projetos no México, República Dominicana e Angola.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Interface da Técnica e da Política no Planejamento das Cidades
Jaime Lerner Arquitetos Associados
Plano Urbano da Orla do Guaíba
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarNo programa Street for Kids, várias cidades ao redor do mundo implementaram projetos de intervenção para tornar ruas mais seguras e convidativas para as crianças.
Algumas medidas que têm como objetivo a “proteção” do pedestre na verdade desincentivam esse modal e o torna mais hostil na cidade.
A Roma Antiga já possuía maneiras de combater o efeito de ilha de calor urbana. Com a mudança climática elevando as temperaturas globais, será que urbanistas podem aplicar alguma dessas lições às cidades hoje?
Joinville tem se destacado, há décadas, por um alto uso das bicicletas nos deslocamentos da população.
O projeto Re-ciclo tem ajudado a melhorar a coleta seletiva de lixo e a rotina dos catadores na capital cearense.
Confira nossa conversa com Samira Elias e Rodrigo Fantinel sobre espraiamento, densidade e custos de infraestrutura.
A pedestrianização pode trazer benefícios econômicos, sociais e urbanos, como comprovam exemplos de sucesso em diferentes cidades.
Além de gerarem sombras e melhorarem a qualidade do ar, as árvores também podem contribuir para ruas mais duráveis, custos de energia mais baixos e redução do risco de enchentes.
Quando pensamos na reconstrução de bairros em regiões de informalidade, como os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, precisamos considerar a importância da densidade e da verticalização.
COMENTÁRIOS