Por que Nova York está em uma “emergência habitacional” há 80 anos?
Entenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
Conversamos sobre o uso dos dados nas políticas de mobilidade, o impacto da expansão da infraestrutura de transporte nos tempos de deslocamento e mais.
2 de maio de 2019Para nossa quinta entrevista temos o prazer de receber Rafael Henrique Moraes Pereira. Natural de Brasília, Rafael é pesquisador do Ipea — Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada —, doutor em Geografia pela Transport Studies Unit da Universidade de Oxford, mestre em Demografia pela Unicamp e fundador do blog Urban Demographics.
Nesta edição conversamos sobre o uso dos dados nas políticas de mobilidade, o impacto da expansão da infraestrutura de transporte nos tempos de deslocamento, o ciclo vicioso que vem encarecendo as tarifas de ônibus nas cidades brasileiras e o legado da Copa do Mundo e Olimpíadas para o transporte do Rio de Janeiro.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Estudo sobre o tempo de deslocamento casa–trabalho no Brasil (1992-2009)
Privatização ferroviária: o fracasso do Reino Unido e o sucesso do Japão
VLT de Cuiabá e a incompetência do transporte “Disneylândia”
Distributive justice and transportation equity: inequality in accessibility in Rio de Janeiro
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarEntenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.
Se os condutores jovens são os que mais causam acidentes e os mais aptos a usar outros tipos de transporte, quais poderiam ser os efeitos de um aumento da idade mínima para dirigir?
Entenda quais são as soluções de planejamento, governança, parcerias e implementação técnica de projetos que fazem da Holanda uma referência em adaptação climática.
A pesquisa do Instituto Corrida Amiga revela vários desafios e falhas nos tempos para a travessia de pedestres nas cidades, que são, muitas vezes, insuficientes.
Adis Abeba, capital da Etiópia, tenta transformar sua mobilidade urbana por meio do desenvolvimento de corredores de transporte, incentivando o andar a pé, a bicicleta e o transporte coletivo.
Confira nossa conversa com Osmar Lima sobre os desafios da gestão do patrimônio de imóveis públicos no Brasil.
Após o mês do movimento de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, precisamos refletir sobre como temos lidado com esse problema.
Em seu desenvolvimento urbano, Manaus virou as costas para suas águas. Isso se tornou um problema para o seu presente e o seu futuro.
Sensacional! Muito bom conhecer um pouco melhor o trabalho do Rafael, que já conhecia de longe pela web, e este podcast que pra mim é novidade. Realmente me confirmou a urgência pra aprender a lidar com dados em urbanismo e mobilidade.