O que faz de uma cidade “inteligente”?
Entendendo o que esse conceito realmente significa a partir de diferentes perspectivas.
Qual é a realidade da infraestrutura brasileira? Quanto da verba pública é hoje destinada para estes investimentos? Estamos muito distantes dos países desenvolvidos?
12 de dezembro de 2019Para responder estas e outras perguntas recebemos Diogo Mac Cord de Faria, secretário de desenvolvimento da infraestrutura no Ministério da Economia, membro do conselho curador do FGTS e presidente do conselho de administração da ABGF, a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores. Diogo é engenheiro, mestre em administração pública pela universidade de Harvard e doutor em engenharia pela USP. Foi sócio-líder de Governo e Regulação da infraestrutura da KPMG no Brasil e coordenador do MBA do Setor Elétrico da FGV Management.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
“MP do saneamento pode gerar R$ 500 bi em investimentos”, Metrópoles
“PIB cresceria 3,5% ao ano até 2029 com choque de investimento na infraestrutura”, ISTOÉ
“Procuram-se 200 bilhões de reais”, Capital Aberto
“MP do saneamento básico perde validade, e Senado dá urgência a projeto sobre marco regulatório”, G1
“Precisamos pensar no futuro das cidades”, Caos Planejado
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarEntendendo o que esse conceito realmente significa a partir de diferentes perspectivas.
Confira a nossa conversa com o pesquisador e gestor Santiago Uribe sobre o papel do urbanismo social na cidade de Medellín.
A ausência de assistência técnica de projeto e acompanhamento das reformas no desenho inicial do Programa Reforma Casa Brasil ameaça o potencial transformador da nova política do governo federal, lançada em outubro.
Depois de anos de ceticismo, os carros autônomos emergem com força e começam a redesenhar a mobilidade urbana. Precisamos nos preparar para as mudanças que vêm pela frente.
Diante de eventos climáticos extremos, as cidades precisam adotar estratégias para garantir o bem-estar de seus moradores mesmo em altas temperaturas.
Enquanto brasileiros se indignam com poluição visual e prédios altos, milhões vivem sem infraestrutura básica e sob domínio do crime organizado.
Confira a nossa conversa com a urbanista e vereadora em Curitiba, Laís Leão, sobre o papel dos vereadores nas cidades.
Os contrastes e semelhanças entre as diferentes cidades na gestão do transporte público coletivo revelam deficiências, pontos de atenção e oportunidades de melhoria.
As cidades brasileiras precisam de um alinhamento maior entre o planejamento urbano e o estudo das relações econômicas.
COMENTÁRIOS