Encontrando inspiração fiscal em São Paulo
São Paulo se tornou um exemplo internacional de captura de valor do solo para financiar o desenvolvimento urbano e a habitação acessível.
Qual é a realidade da infraestrutura brasileira? Quanto da verba pública é hoje destinada para estes investimentos? Estamos muito distantes dos países desenvolvidos?
12 de dezembro de 2019Para responder estas e outras perguntas recebemos Diogo Mac Cord de Faria, secretário de desenvolvimento da infraestrutura no Ministério da Economia, membro do conselho curador do FGTS e presidente do conselho de administração da ABGF, a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores. Diogo é engenheiro, mestre em administração pública pela universidade de Harvard e doutor em engenharia pela USP. Foi sócio-líder de Governo e Regulação da infraestrutura da KPMG no Brasil e coordenador do MBA do Setor Elétrico da FGV Management.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
“MP do saneamento pode gerar R$ 500 bi em investimentos”, Metrópoles
“PIB cresceria 3,5% ao ano até 2029 com choque de investimento na infraestrutura”, ISTOÉ
“Procuram-se 200 bilhões de reais”, Capital Aberto
“MP do saneamento básico perde validade, e Senado dá urgência a projeto sobre marco regulatório”, G1
“Precisamos pensar no futuro das cidades”, Caos Planejado
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarSão Paulo se tornou um exemplo internacional de captura de valor do solo para financiar o desenvolvimento urbano e a habitação acessível.
Desenhos de trajetos casa–escola mostram que caminhar desperta alegria, cores e detalhes urbanos, enquanto o carro aparece como o modo menos expressivo. Escutar e incluir essas percepções em políticas públicas é essencial para transformar as cidades em espaços mais seguros e acolhedores.
Confira nossa conversa com Edmundo Pinheiro, da NTU, sobre a crise no transporte público coletivo.
As crianças americanas estão passando uma parte significativa de seus primeiros anos de desenvolvimento olhando para os tetos internos dos carros e para as telas dos tablets. Esse é um dos muitos efeitos negativos da dependência do automóvel.
Encerrando esta série, relatamos os últimos dias da Missão Urbanística Caos Planejado, conhecendo espaços públicos, o sistema de transporte coletivo e a atuação da iniciativa privada em Curitiba.
No segundo dia da Missão Urbanística do Caos Planejado, visitamos o IPPUC, órgão responsável pelo planejamento da cidade, e conhecemos mais sobre a história e o legado de Jaime Lerner na cidade.
Confira os principais aprendizados da nossa Missão Urbanística, viagem de estudos urbanos do Caos Planejado para Curitiba. No primeiro dia, conhecemos o projeto Bio Favela e visitamos algumas comunidades da cidade.
Quando todos perdem tempo, alguém precisa repensar o sistema.
"O Brasil ainda não se deu conta do tamanho do impacto dos carros autônomos".
COMENTÁRIOS