PODCAST #1 | Parte 2 – Do transporte a pé ao sistema de metrô

Ouça também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast, RadioPublic, SoundCloud ou Spotify.

Para fazer o download do episódio, clique aqui.

Na segunda parte da nossa entrevista com Marcos Paulo Schlickmann, falamos sobre as maiores escalas de mobilidade urbana: microtransporte, ônibus, BRT, VLT e metrô.

Marcos Paulo Schlickmann é doutor em sistemas de transportes pelo MIT Portugal, engenheiro civil no departamento de mobilidade e transportes da Câmara Municipal do Porto e colaborador do site desde 2015.

 

Links do episódio:

Artigos sobre microtransporte no Caos Planejado. 

“Making Public Transport and Housing Match: Accomplishments and Failures of Curitba’s BRT”, Fábio Duarte e Clóvis Ultramari. 

“Evaluation of the traffic control system of open bus rapid transit corridors: an application to the city of Guangzhou”, Dongchen Dai.

VLT de Cuiabá e a incompetência do transporte “Disneylândia”.

  1. Avatar

    Arthur

    Adorei o podcast (episódio 1 e 2). Aproveitando o gancho, já dá pra tecer algum comentário sobre o City Bus 2.0 de Goiânia?

    Responder
    • Anthony Ling

      Anthony Ling

      Obrigado, Arthur! Ainda não fomos à Goiânia para testar o serviço, mas pelo que conhecemos o fornecedor de tecnologia e a equipe operadora estamos otimistas com o que pode vir a se tornar.

      Abs

      Responder
  2. Avatar

    Frederico Mendes

    Prezados,

    A respeito das análises globais de impactos do BRT, recentemente o Município de Palmas realizou um estudo de viabilidade para implantar o BRT em sua cidade. Ele pode ser consultado por meio do seguinte link: https://drive.google.com/drive/folders/1DA7z5CXEhBtpKbvo92ECer2GFthNU-7C

    Neste estudo, foram calculadas velocidades e tempos de percursos globais. Segundo o estudo, os ganhos são expressivos. Serve para a reflexão.

    Abraços!

    Responder

Deixe um comentário