PODCAST #1 | Parte 2 – Do transporte a pé ao sistema de metrô

Ouça também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast, RadioPublic, SoundCloud ou Spotify.

Na segunda parte da nossa entrevista com Marcos Paulo Schlickmann, falamos sobre as maiores escalas de mobilidade urbana: microtransporte, ônibus, BRT, VLT e metrô.

Marcos Paulo Schlickmann é doutor em sistemas de transportes pelo MIT Portugal, engenheiro civil no departamento de mobilidade e transportes da Câmara Municipal do Porto e colaborador do site desde 2015.

 

Links do episódio:

Artigos sobre microtransporte no Caos Planejado. 

“Making Public Transport and Housing Match: Accomplishments and Failures of Curitba’s BRT”, Fábio Duarte e Clóvis Ultramari. 

“Evaluation of the traffic control system of open bus rapid transit corridors: an application to the city of Guangzhou”, Dongchen Dai.

VLT de Cuiabá e a incompetência do transporte “Disneylândia”.

  1. Avatar

    Arthur

    Adorei o podcast (episódio 1 e 2). Aproveitando o gancho, já dá pra tecer algum comentário sobre o City Bus 2.0 de Goiânia?

    Responder
    • Anthony Ling

      Anthony Ling

      Obrigado, Arthur! Ainda não fomos à Goiânia para testar o serviço, mas pelo que conhecemos o fornecedor de tecnologia e a equipe operadora estamos otimistas com o que pode vir a se tornar.

      Abs

      Responder
  2. Avatar

    Frederico Mendes

    Prezados,

    A respeito das análises globais de impactos do BRT, recentemente o Município de Palmas realizou um estudo de viabilidade para implantar o BRT em sua cidade. Ele pode ser consultado por meio do seguinte link: https://drive.google.com/drive/folders/1DA7z5CXEhBtpKbvo92ECer2GFthNU-7C

    Neste estudo, foram calculadas velocidades e tempos de percursos globais. Segundo o estudo, os ganhos são expressivos. Serve para a reflexão.

    Abraços!

    Responder

Deixe um comentário