A Faixa Azul tem relação com a redução de sinistros em São Paulo?
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
Na segunda parte da nossa entrevista, falamos sobre as maiores escalas de mobilidade urbana: microtransporte, ônibus, BRT, VLT e metrô.
14 de março de 2019Na segunda parte da nossa entrevista com Marcos Paulo Schlickmann, falamos sobre as maiores escalas de mobilidade urbana: microtransporte, ônibus, BRT, VLT e metrô.
Marcos Paulo Schlickmann é doutor em sistemas de transportes pelo MIT Portugal, engenheiro civil no departamento de mobilidade e transportes da Câmara Municipal do Porto e colaborador do site desde 2015.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Artigos sobre microtransporte no Caos Planejado.
VLT de Cuiabá e a incompetência do transporte “Disneylândia”.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarSegundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
Confira nossa conversa com o professor André Dias e a fundadora do projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima, sobre os desafios para lidar com as pessoas em situação de rua no Brasil.
O controle que as organizações criminosas exercem sobre territórios informais no Brasil está ligado à configuração desses espaços e ao planejamento urbano.
O gradil foi instalado sem qualquer consulta pública, sem projeto técnico e interfere radicalmente no acesso e na visibilidade do local. Cercar é a representação máxima de uma visão de cidade excludente.
Com densidade e mistura de usos, Senáḵw é um empreendimento que pretende beneficiar povos nativos e ampliar o acesso à moradia com um modelo de financiamento que oferece lições importantes para as cidades.
Quando nossas intuições básicas e crenças populares sobre o mercado imobiliário estão equivocadas, não é possível encontrar soluções concretas.
São Paulo se tornou um exemplo internacional de captura de valor do solo para financiar o desenvolvimento urbano e a habitação acessível.
Oi Frederico, obrigado pela referência!
Adorei o podcast (episódio 1 e 2). Aproveitando o gancho, já dá pra tecer algum comentário sobre o City Bus 2.0 de Goiânia?
Obrigado, Arthur! Ainda não fomos à Goiânia para testar o serviço, mas pelo que conhecemos o fornecedor de tecnologia e a equipe operadora estamos otimistas com o que pode vir a se tornar.
Abs
Prezados,
A respeito das análises globais de impactos do BRT, recentemente o Município de Palmas realizou um estudo de viabilidade para implantar o BRT em sua cidade. Ele pode ser consultado por meio do seguinte link: https://drive.google.com/drive/folders/1DA7z5CXEhBtpKbvo92ECer2GFthNU-7C
Neste estudo, foram calculadas velocidades e tempos de percursos globais. Segundo o estudo, os ganhos são expressivos. Serve para a reflexão.
Abraços!