Exercício de cidadania: 10 anos da Associação Parque Minhocão
Associação Parque Minhocão busca transformar o Elevado Presidente João Goulart em São Paulo em um parque urbano, enfrentando desafios.
O Santa Fe Institute é o líder mundial no estudo de sistemas complexos. Nos últimos anos as cidades, aglomerações de humanos, são prioridade na sua pesquisa.
7 de abril de 2014Liderado pelo físico Geoffrey West, sua pesquisa mostra que cidades são ambientes extremamente complexos, mas que algumas características podem ser compreendidas matematicamente.
“Uma das metáforas que têm sido usadas consistentemente é a de comparar cidades a organismos. Ouvimos com frequência frases como o ‘metabolismo de cidades’, o ‘DNA do mercado’ ou até mesmo a ‘ecologia do sistema urbano’ etc. Então surge a pergunta se isto é apenas uma metáfora, ou se há algo sério, substância na afirmação.”
Escalabilidade é olhar para como as propriedades de um sistema variam com seu tamanho. Em biologia vemos que quanto maior você é, menos você ganha per capita, menos energia per capita etc. Então há uma economia de escala. Associado à isso há uma desaceleração do ritmo da vida: você vive mais, as coisas demoram mais para acontecer, corações batem mais devagar etc. Em cidades vemos o comportamento contrário.
A medida que cidades aumentam vemos um aumento sistemático em produtos socioeconômicos. Você vê que a criação de riqueza é mais rápida, a inovação é mais rápida. Todas as coisas associadas à interação social aumentam da mesma forma, e esse aumento pode ser expressado de forma muito simples: se você dobra o tamanho da cidade você ganha aproximadamente 15% de aumento em salários, riqueza, inovação e também os efeitos negativos que você ganha ao morar em uma cidade.
Neste sentido você pode ver o que é uma cidade: uma cidade é uma concentração de pessoas, com infraestrutura que permite que você possa simplesmente concentrar interações eficientemente em termos de número de interações por unidade de tempo, encolhendo tempo e encolhendo espaço para que você essencialmente crie um acelerador social, um acelerador de concentração de atividade humana.”
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarAssociação Parque Minhocão busca transformar o Elevado Presidente João Goulart em São Paulo em um parque urbano, enfrentando desafios.
No Edifício JK, imóveis quase dobraram de valor em menos de 1 ano; pra entender o porquê é preciso avaliar tudo sob a ótica do marketing e as leis do mercado.
Os subúrbios americanos, apesar de verdes, são insustentáveis por sua baixa densidade e uso excessivo de carros. Áreas mais densas são a solução.
Países Baixos têm 84% da população usando bicicletas em 2021. Após protestos e crise do petróleo nos anos 70, tornaram-se referência em ciclismo urbano.
Equipe do Prof. Shlomo Angel da NYU e C40 Cities lançam curso online sobre crescimento urbano para o Sul Global em português.
A URBTEC anuncia o lançamento oficial do Caderno Ilustrado de Normas e Legislações Urbanísticas — Guia Prático de Urbanismo.
Confira nossa entrevista com Luciana Pitombo e Vitor Meira França sobre a concessão de parques.
Lagos, em constante crescimento e prevista para ser a cidade mais populosa da África, enfrenta desafios significativos em governança e desigualdade social.
As calçadas, antes tão cheias de vida e vitalidade urbana, tornaram-se caminhos estreitos, muitas vezes com pouco espaço para caminhar.
COMENTÁRIOS