Economia e Urbanismo: um encontro necessário
As cidades brasileiras precisam de um alinhamento maior entre o planejamento urbano e o estudo das relações econômicas.
Ouça nossa entrevista com Luiz Fernandes, diretor da Coopama, Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente, do Rio de Janeiro.
15 de setembro de 2021Esta é a segunda parte da nossa conversa sobre gestão de resíduos e lixo nas cidades brasileiras. Nela, recebemos Luiz Fernandes, diretor da Coopama, Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente, do Rio de Janeiro, um coletivo de trabalhadores de materiais recicláveis que se auto beneficia com trabalho e geração de renda, promovendo o reaproveitamento de produtos, economizando recursos naturais, beneficiando a sociedade.
Na primeira parte, falamos com Sérgio Finger, da startup TrashIn, e com Flavio Lopes, da Comlurb do Rio de Janeiro.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Catadores questionam multas em Porto Alegre
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarAs cidades brasileiras precisam de um alinhamento maior entre o planejamento urbano e o estudo das relações econômicas.
Mapas digitais oficiais podem transformar o planejamento urbano no Brasil, ampliando a segurança jurídica e integrando informações.
Quando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Confira nossa conversa com Kátia Mello e Andressa Capriglione sobre o Moradia Primeiro, uma estratégia de transformação social para lidar com a população em situação de rua.
Promoções e praticidade do comércio eletrônico podem esconder impactos negativos da modalidade para a vida urbana das grandes cidades.
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
Confira nossa conversa com o professor André Dias e a fundadora do projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima, sobre os desafios para lidar com as pessoas em situação de rua no Brasil.
COMENTÁRIOS