Podcast #111 | Desafios do debate urbanístico brasileiro
Confira nossa conversa com o jornalista Raul Juste Lores sobre o debate urbanístico no Brasil nos últimos anos.
Confira nossa conversa com Marcos Lisboa sobre a relação entre economia, urbanismo e os desafios atuais das cidades brasileiras.
19 de junho de 2024Para conversar sobre economia urbana, urbanismo e suas relações com os desafios das cidades brasileiras hoje, recebemos o economista Marcos Lisboa.
Marcos Lisboa nasceu no Rio de Janeiro e é doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia. Foi professor assistente da Universidade de Stanford e da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Foi secretário de política econômica do Ministério da Fazenda entre 2003 e 2005 e presidente do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil). Também foi diretor executivo e posteriormente vice-presidente do Itaú Unibanco. Entre 2015 e 2023, foi presidente do Insper. Atualmente, é sócio-diretor da Gibraltar Consulting.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Em São Paulo, um mercado imobiliário sem inovação
Os riscos da MP para turbinar o mercado de crédito
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira nossa conversa com o jornalista Raul Juste Lores sobre o debate urbanístico no Brasil nos últimos anos.
O Coeficiente de Aproveitamento determina a área construída permitida em cada lote da cidade. Apesar de ser um instrumento importante na gestão urbana, a forma como ele é definido e aplicado no Brasil carrega diversas contradições.
A contribuição da vida e obra de Donald Shoup é fundamental para entender os problemas dos estacionamentos nas cidades.
Com arte, paisagismo, mobiliário urbano, lojas, restaurantes e pistas para ciclismo e caminhadas, municípios estão mudando a forma como os indivíduos enxergam e utilizam esses lugares. Conheça algumas dessas medidas que têm recuperado a vitalidade dessas regiões.
É consenso entre pesquisadores que investir em infraestrutura cicloviária atrai mais pessoas à rua. A bicicleta, além de ser um carro a menos, pode ser utilizada tanto para deslocamentos curtos como para longos.
A ampliação do acesso à água tratada e à coleta de esgoto pode trazer diversos benefícios para a economia, a saúde pública e a coesão social.
Pequenas intervenções preventivas no desenho urbano podem ser mais valiosas do que vários policiais.
Confira nossa conversa com Janice Perlman sobre sua pesquisa nas favelas do Rio de Janeiro.
Cabo Verde, na África, tinha uma política habitacional muito voltada para a construção de novas moradias, mas reconheceu que era necessária uma nova abordagem com outras linhas de atuação. O que o Brasil pode aprender com esse modelo?
COMENTÁRIOS