A batalha das quitinetes: como o zoneamento urbano bloqueia a habitação popular
Restrições de uso e exigências edilícias tornam inviável a produção de moradias compactas e acessíveis nas áreas urbanas consolidadas.
Ouça nossa conversa com José Police Neto, Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo.
5 de julho de 2023Neste episódio, recebemos José Police Neto, vereador durante 16 anos na capital paulista e agora Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, para uma conversa sobre a relação entre os poderes legislativo e executivo no enfrentamento dos desafios urbanos.
Paulistano, Police é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e em Arquitetura e Urbanismo pela Uniderp, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Tem especialização em Estatística Aplicada em Ciências Sociais pela Georgetown University e em Políticas Públicas voltadas para a Primeira Infância pela Harvard University.
Mestrando em Gestão e Políticas Públicas na FGV-SP, e atualmente é Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo.
Police exerceu durante 16 anos consecutivos mandatos de vereador na capital paulista.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
How do countries around the world compare in terms of interpersonal trust? (Our World in Data)
Casa Paulista (Governo do Estado de São Paulo)
Podcast CP #26 | Gestão urbana metropolitana (Caos Planejado)
Qual a influência do coeficiente de aproveitamento sobre a mancha urbana? (Caos Planejado)
Instituto Geográfico e Cartográfico
Por que desmontar a estrutura da Emplasa? (Jornal da USP)
A Not-So-Quiet Revolution in Land-Use Law? Scaling Up the Zoning Process (NYU Furman Center)
A State-by-State Guide to Zoning Reform (Lincoln Institute)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarRestrições de uso e exigências edilícias tornam inviável a produção de moradias compactas e acessíveis nas áreas urbanas consolidadas.
Confira o webinar com o arquiteto e urbanista Roberto Converti sobre o projeto de revitalização do Puerto Madero, em Buenos Aires.
Após a Rua Leôncio de Carvalho ser requalificada como rua compartilhada e calçadão, as mais de 10 mil pessoas por dia que atravessavam na esquina com a Paulista passaram a ter uma caminhada contínua e sem riscos de atropelamento.
É preciso implementar mudanças contra a perpetuação da oferta excessiva de vagas de estacionamento em áreas urbanas.
Confira nossa conversa com Germano Bremm e André Machado sobre o ano após a maior enchente da história de Porto Alegre.
Como uma das séries de maior sucesso da história pode estar relacionada com o desenvolvimento urbano e as dinâmicas do mercado imobiliário de Nova York nas últimas décadas?
Poder ter todas as necessidades diárias supridas a apenas 15 minutos de caminhada de casa é uma ideia muito atraente. Mas será que o planejamento urbano é capaz de alcançar isso plenamente?
Cidades brasileiras frequentemente alegam não possuir recursos para ampliar ou melhorar a sua infraestrutura, mesmo para algumas finalidades básicas como zeladoria de espaços públicos ou implantação de ciclovias, ambas de relativo baixo custo.
Dados geoespaciais e análises socioambientais impulsionam o planejamento urbano sustentável, como demonstram os casos de Belo Horizonte e Campinas.
COMENTÁRIOS