Construir mais com domicílios vazios?
Sempre que o número de domicílios vazios é divulgado surgem associações ao déficit habitacional.
Ouça nossa conversa com José Police Neto, Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo.
5 de julho de 2023Neste episódio, recebemos José Police Neto, vereador durante 16 anos na capital paulista e agora Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, para uma conversa sobre a relação entre os poderes legislativo e executivo no enfrentamento dos desafios urbanos.
Paulistano, Police é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e em Arquitetura e Urbanismo pela Uniderp, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Tem especialização em Estatística Aplicada em Ciências Sociais pela Georgetown University e em Políticas Públicas voltadas para a Primeira Infância pela Harvard University.
Mestrando em Gestão e Políticas Públicas na FGV-SP, e atualmente é Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo.
Police exerceu durante 16 anos consecutivos mandatos de vereador na capital paulista.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
How do countries around the world compare in terms of interpersonal trust? (Our World in Data)
Casa Paulista (Governo do Estado de São Paulo)
Podcast CP #26 | Gestão urbana metropolitana (Caos Planejado)
Qual a influência do coeficiente de aproveitamento sobre a mancha urbana? (Caos Planejado)
Instituto Geográfico e Cartográfico
Por que desmontar a estrutura da Emplasa? (Jornal da USP)
A Not-So-Quiet Revolution in Land-Use Law? Scaling Up the Zoning Process (NYU Furman Center)
A State-by-State Guide to Zoning Reform (Lincoln Institute)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarSempre que o número de domicílios vazios é divulgado surgem associações ao déficit habitacional.
Explore a política habitacional única de Viena e descubra como sua abordagem se destaca na Europa.
No projeto de espaços abertos, considero que um dos conceitos mais importantes é o de conformação de espaços abertos “positivos”.
Confira nossa entrevista com a pesquisadora Mariana Giannotti.
Na capital paulista, parece até sobrar espaços públicos e áreas verdes onde há pouca gente vivendo ou circulando a pé, mas faltam praças e parques em regiões bastante povoadas. Praças privadas, que passam a ser incentivadas pelo novo Plano Diretor, podem ser a solução?
Mais novo parque de São Paulo na margem do Rio Pinheiros apresenta problemas de acessibilidade para quem chega a pé.
Nos acostumamos a uma realidade de aversão aos espaços urbanos. Principalmente para crianças, a experiência da cidade é limitada ao carro.
O planejamento de municípios no formato de grelha, que é composto por ruas que se cruzam perpendicularmente e criam ângulos retos, facilitam o deslocamento pelas localidades, incentivam a interação social e potencializam o uso da infraestrutura.
Confira nossa conversa com Isay Weinfeld.
COMENTÁRIOS