Construir mais com domicílios vazios?
Sempre que o número de domicílios vazios é divulgado surgem associações ao déficit habitacional.
Confira nossa entrevista com a engenheira Beatriz Codas.
21 de junho de 2023Entre soluções verdes e “cinzas”, a drenagem urbana nas cidades brasileiras ainda se mostra aquém dos desafios do nosso clima. Buscando aprofundar esse debate, recebemos neste episódio Beatriz Codas.
Nascida em São Paulo, Beatriz é engenheira civil pela Mackenzie e mestre em Hidráulica e Saneamento pela Politécnica da USP, além de Especialista em infraestrutura verde pelo programa da ONU nos Estados Unidos.
É professora de pós-graduação da Escola Politécnica da USP. E sócia Diretora da Geasa Engenharia, empresa com 23 anos de atuação em projetos de infraestrutura e que há dois anos fez uma fusão com a empresa Japonesa Nippon Koei. Através da Geasa, Beatriz participou de grandes projetos interdisciplinares no Brasill e no Exterior.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Porto Alegre tem quase 100 mil residências que despejam esgoto sem tratamento no Guaíba (GZH)
Cota Ambiental (Prefeitura de São Paulo)
Arq.Futuro promove debate sobre soluções criativas para problemas relacionados a água (Veja)
Gestão das águas no contexto das mudanças climáticas (Insper)
The underground cathedral protecting Tokyo from floods (BBC)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarSempre que o número de domicílios vazios é divulgado surgem associações ao déficit habitacional.
Explore a política habitacional única de Viena e descubra como sua abordagem se destaca na Europa.
No projeto de espaços abertos, considero que um dos conceitos mais importantes é o de conformação de espaços abertos “positivos”.
Confira nossa entrevista com a pesquisadora Mariana Giannotti.
Na capital paulista, parece até sobrar espaços públicos e áreas verdes onde há pouca gente vivendo ou circulando a pé, mas faltam praças e parques em regiões bastante povoadas. Praças privadas, que passam a ser incentivadas pelo novo Plano Diretor, podem ser a solução?
Mais novo parque de São Paulo na margem do Rio Pinheiros apresenta problemas de acessibilidade para quem chega a pé.
Nos acostumamos a uma realidade de aversão aos espaços urbanos. Principalmente para crianças, a experiência da cidade é limitada ao carro.
O planejamento de municípios no formato de grelha, que é composto por ruas que se cruzam perpendicularmente e criam ângulos retos, facilitam o deslocamento pelas localidades, incentivam a interação social e potencializam o uso da infraestrutura.
Confira nossa conversa com Isay Weinfeld.
COMENTÁRIOS