A criança como parâmetro: cidades mais amigáveis para todos
Considerar as particularidades e ritmos dos mais novos é o passo decisivo para um planejamento urbano inclusivo.
Confira nossa conversa com Adriana Levisky, sócia titular do escritório Levisky Arquitetos – Estratégia Urbana.
24 de maio de 2023“Dificilmente as publicações de arquitetura e urbanismo abordam as dificuldades enfrentadas nos processos de projeto. É um assunto com o qual a nossa categoria lida mal, mas seria útil darmos transparência a ele.” — Adriana Levisky, em Polifonias Urbanas.
Neste episódio, que entrevista a sócia titular do escritório Levisky Arquitetos, conversamos sobre os desafios do urbanismo na prática profissional.
Nascida em São Paulo, Adriana é sócia titular do escritório Levisky Arquitetos – Estratégia Urbana, um Escritório de Projetos Arquitetônicos, sobretudo institucionais na área da educação, da saúde e da cultura, de Projetos Urbanos e de Consultoria Estratégica.
É membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – regional São Paulo (AsBEA-SP); membro da Comissão de Edificações e Uso do Solo (CEUSO) e conselheira do Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS).
É Formada pela Faculdade de arquitetura da USP e Mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). É docente no curso de Arquitetura Hospitalar da Faculdade Albert Einstein; no curso de Projeto, Introdução ao Projeto e Desenho Urbano na Faculdade Braz Cubas, a UNIBAN, e, no passo, das Faculdades Integradas Modulo. É autora do livro Polifonia Urbana: arquiteturas, urbanismos e mediações.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Entrevista – Adriana Levisky (Revista Projeto)
Núcleo Jardim Colombo (Levisky Arquitetos)
Pq das Flores e a dinâmica do boicote à cidade (ArqBrasil)
Cancelado Parque das Flores na avenida Paulista (Revista Projeto)
Marco regulatório e a cidade (AECweb)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConsiderar as particularidades e ritmos dos mais novos é o passo decisivo para um planejamento urbano inclusivo.
Para além dos preconceitos, a ampliação do uso das bicicletas elétricas pode ser, sim, uma ótima oportunidade para as cidades.
As compras online já fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Porém, nas favelas as entregas têm limitações importantes. Para resolver esse problema, foi criada a Favela Xpress.
Confira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Copenhagen se tornou uma referência mundial ao abraçar um conjunto de princípios e estratégias para sair de uma crise. Essas soluções podem inspirar outras cidades pelo mundo.
Conhecida como “a cidade mais feliz do mundo”, a capital da Dinamarca é uma referência em qualidade de vida urbana. Mas nem sempre foi assim.
Entenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.
Se os condutores jovens são os que mais causam acidentes e os mais aptos a usar outros tipos de transporte, quais poderiam ser os efeitos de um aumento da idade mínima para dirigir?
COMENTÁRIOS