Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em
nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de
privacidade e conduta.
Para conversar sobre o que são cidades responsivas e quais suas ferramentas e políticas urbanas, recebemos Flávia Tissot, Luciana Fonseca e Rodrigo Rocha, do Responsive Cities Institute.
Flávia Tissot
De Porto Alegre, Flávia é arquiteta e urbanista formada pela UFRGS, sócia do grupo OSPA, e COO e cofundadora da plataforma Place.
Luciana Fonseca
Nascida em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Luciana é sócia-fundadora e diretora do Instituto Cidades Responsivas. Fundadora e diretora da ELA, Escola Livre de Arquitetura. É arquiteta e urbanista, doutora e mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/UFRGS. Pesquisadora no Laboratório Cidade-em-projeto — CPLab/UFRGS.
Rodrigo Rocha
Mais um gaúcho, nascido em Canela, Rodrigo Rocha é arquiteto e urbanista formado pela Uniritter e Universidad Europea de Madrid, também sócio do grupo OSPA e cofundador da plataforma Place, e atualmente diretor de operações da Urbe.me, plataforma de investimento imobiliário.
Sua ajuda é importante para nossas cidades. Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre
urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que
produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com
a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou
interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a
um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e
dinâmicas.
As crianças americanas estão passando uma parte significativa de seus primeiros anos de desenvolvimento olhando para os tetos internos dos carros e para as telas dos tablets. Esse é um dos muitos efeitos negativos da dependência do automóvel.
Encerrando esta série, relatamos os últimos dias da Missão Urbanística Caos Planejado, conhecendo espaços públicos, o sistema de transporte coletivo e a atuação da iniciativa privada em Curitiba.
No segundo dia da Missão Urbanística do Caos Planejado, visitamos o IPPUC, órgão responsável pelo planejamento da cidade, e conhecemos mais sobre a história e o legado de Jaime Lerner na cidade.
Confira os principais aprendizados da nossa Missão Urbanística, viagem de estudos urbanos do Caos Planejado para Curitiba. No primeiro dia, conhecemos o projeto Bio Favela e visitamos algumas comunidades da cidade.
O holandês Aldo van Eyck levantou mais de 700 parques infantis enquanto esteve na gestão pública de Amsterdã. As intervenções eram simples e completamente integradas ao entorno.
COMENTÁRIOS