Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de privacidade e conduta.
As grandes cidades brasileiras têm algumas das menores malhas de metrôs e trens urbanos do mundo quando comparadas com outras metrópoles do mesmo tamanho populacional. Para entender a realidade desse sistema e os caminhos do desenvolvimento desse setor, recebemos Luis Valença, Presidente da Divisão de Mobilidade do Grupo CCR, e Marcio Hannas, Presidente da CCR Mobilidade.
Luis Augusto Valença de Oliveira
Nascido em Campo Formoso/BA, Valença é licenciado em Matemática pela Universidade Católica de Salvador, e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/FGV.
No Grupo CCR desde 1998, assumiu em 2006 a posição de Diretor Presidente da ViaQuatro, concessionária da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. Foi Diretor Presidente do Metrô Bahia, concessionária responsável pela implantação, operação e manutenção das Linhas 1 e 2 do Metrô de Salvador e Lauro de Freitas na Bahia. Depois atuou como Diretor Presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade.
Atualmente exerce o cargo de Presidente da Divisão de Mobilidade do Grupo CCR, responsável por todas as unidades nas quais a CCR tem participação no segmento de Mobilidade, incluindo CCR Metrô Bahia, ViaQuatro, ViaMobilidade Linha 5 & 17, VLT Carioca, CCR Barcas. Reponde também por Novos Negócios no segmento, Fusões e Aquisições.
Marcio Hannas
Do Rio de Janeiro, Hannas é formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com MBA em Administração e Gerenciamento de Empresas pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). De 2018 a 2021, esteve à frente da Concessionária do VLT Carioca e acumula experiências de CEO na Hyundai CAOA e mais de nove anos de atuação na Vale, onde exerceu as funções de diretor de Projetos Corporativos, diretor global de Serviços Compartilhados e diretor global de Gestão de Projetos de Capital. Assumiu a presidência da CCR Mobilidade em janeiro de 2022.
Sua ajuda é importante para nossas cidades. Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Maria Luisa compartilha suas experiências com pesquisas digitais na favela Vila Missionária, em São Paulo, e explica como essas experiências a levaram a desenvolver o Neibz, uma ferramenta para coleta de dados urbanos.
Condições climáticas quentes podem desestimular os moradores da cidade a pedalarem. Conheça abordagens inspiradoras de cidades que promovem o ciclismo, apesar dos obstáculos enfrentados.
COMENTÁRIOS