Chega de BRT, viva o ônibus convencional
Entenda por que o BRT é um conceito de planejamento fracassado.
Confira nossa conversa sobre participação popular com Ali Estefam, Guilherme Pereira e Philip Yang.
30 de setembro de 2021Neste episódio, recebemos Ali Estefam, Guilherme Pereira e Philip Yang para um bate-papo sobre o potencial e os limites da participação popular nas cidades.
Ali Estefam é vice-presidente de Planejamento Urbano e Design na empresa de participação popular Melissa Johnson Associates, em Nova York. Ela é Arquiteta e Urbanista pela FAU-USP, Mestre em Urbanismo pela Universidade Columbia, e Especialista em Gestão de Cidades pela Universidade de Castela A Mancha. Também é diretora do capítulo de Nova York do Centre for Conscious Design.
Guilherme Pereira é advogado e entusiasta das cidades, criador do perfil São Paulo YIMBY, sigla em inglês para “Yes in My BackYard”, onde aborda as polêmicas envolvendo NIMBYs e YIMBYs e discute o desenvolvimento urbano de São Paulo.
Philip Yang é fundador do URBEM, instituição dedicada à estruturação de projetos urbanos. É Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Foi diplomata de carreira entre 92 e 2002, tendo servido em Genebra, Pequim e Washington. Atuou como membro do Visiting Committee do departamento de planejamento urbano do MIT Corporation; do Conselho da Cidade do Município de São Paulo e do conselho da Cidade do Rio de Janeiro e, atualmente, do Arq.Futuro.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
NIMBYs vs. YIMBYs e o impasse nas grandes cidades
The Future City Episode 38: The Inclusive City with Ali Estefam
Reflexões sobre a Prefeitura de São Paulo desde Nova York
Palo Alto: Castilleja School expansion plan held up by parking garage debate
Plebiscito decide destino da área do antigo Estaleiro Só, em Porto Alegre, neste domingo
NIMBYs e a participação popular às avessas
Rationality and Power: Democracy in Practice
Arnstein’s Ladder of Citizen Participation
Desafios para a participação social na revisão do Plano Diretor de SP
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarEntenda por que o BRT é um conceito de planejamento fracassado.
Confira o webinar com o urbanista David Sim sobre seu livro "Cidade Suave: Densidade, Diversidade e Proximidade na Vida Cotidiana".
Como formalizar a cidade real pode reduzir preços, reter gente e destravar a Amazônia urbana.
A urbanização brasileira foi marcada por um protagonismo do automóvel, negligenciando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Isso precisa mudar.
Estudo nos EUA conclui que o número de ciclistas é 1,8 vezes maior em ciclovias protegidas do que em ciclovias padrão e 4,3 maior do que em trechos sem ciclovias.
Confira quais foram os episódios mais ouvidos do podcast Caos Planejado em 2025.
Publicamos mais de 150 colunas no Caos Planejado ao longo do ano. Confira quais foram as mais lidas de cada colunista!
Confira quais foram os artigos mais acessados de 2025 no Caos Planejado!
Como as unidades habitacionais novas e caras de hoje se tornam as moradias acessíveis de amanhã.
COMENTÁRIOS