3 maneiras em que o aumento da oferta de moradia reduz os preços
Quando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Confira nossa conversa sobre participação popular com Ali Estefam, Guilherme Pereira e Philip Yang.
30 de setembro de 2021Neste episódio, recebemos Ali Estefam, Guilherme Pereira e Philip Yang para um bate-papo sobre o potencial e os limites da participação popular nas cidades.
Ali Estefam é vice-presidente de Planejamento Urbano e Design na empresa de participação popular Melissa Johnson Associates, em Nova York. Ela é Arquiteta e Urbanista pela FAU-USP, Mestre em Urbanismo pela Universidade Columbia, e Especialista em Gestão de Cidades pela Universidade de Castela A Mancha. Também é diretora do capítulo de Nova York do Centre for Conscious Design.
Guilherme Pereira é advogado e entusiasta das cidades, criador do perfil São Paulo YIMBY, sigla em inglês para “Yes in My BackYard”, onde aborda as polêmicas envolvendo NIMBYs e YIMBYs e discute o desenvolvimento urbano de São Paulo.
Philip Yang é fundador do URBEM, instituição dedicada à estruturação de projetos urbanos. É Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Foi diplomata de carreira entre 92 e 2002, tendo servido em Genebra, Pequim e Washington. Atuou como membro do Visiting Committee do departamento de planejamento urbano do MIT Corporation; do Conselho da Cidade do Município de São Paulo e do conselho da Cidade do Rio de Janeiro e, atualmente, do Arq.Futuro.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
NIMBYs vs. YIMBYs e o impasse nas grandes cidades
The Future City Episode 38: The Inclusive City with Ali Estefam
Reflexões sobre a Prefeitura de São Paulo desde Nova York
Palo Alto: Castilleja School expansion plan held up by parking garage debate
Plebiscito decide destino da área do antigo Estaleiro Só, em Porto Alegre, neste domingo
NIMBYs e a participação popular às avessas
Rationality and Power: Democracy in Practice
Arnstein’s Ladder of Citizen Participation
Desafios para a participação social na revisão do Plano Diretor de SP
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarQuando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Confira nossa conversa com Kátia Mello e Andressa Capriglione sobre o Moradia Primeiro, uma estratégia de transformação social para lidar com a população em situação de rua.
Promoções e praticidade do comércio eletrônico podem esconder impactos negativos da modalidade para a vida urbana das grandes cidades.
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
Confira nossa conversa com o professor André Dias e a fundadora do projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima, sobre os desafios para lidar com as pessoas em situação de rua no Brasil.
O controle que as organizações criminosas exercem sobre territórios informais no Brasil está ligado à configuração desses espaços e ao planejamento urbano.
O gradil foi instalado sem qualquer consulta pública, sem projeto técnico e interfere radicalmente no acesso e na visibilidade do local. Cercar é a representação máxima de uma visão de cidade excludente.
COMENTÁRIOS