Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de privacidade e conduta.
Recebemos a pesquisadora Janice Perlman para conversar sobre o seu livro “Favela: quatro décadas de transformações no Rio de Janeiro”.
Janice Perlman
Nascida em Nova York, Janice é bacharel em Antropologia pela Universidade de Cornell e doutora em Ciência Política pelo MIT. É autora do livro “O Mito da Marginalidade”, que ganhou o prêmio C. Wright Mills e foi nomeado o número 1 dos 5 melhores livros sobre “a economia como se as pessoas importassem”. Sua sequência, “FAVELA: Quatro décadas de transformação no Rio de Janeiro”, ganhou o prêmio PROSE em 2 categorias. Ela é fundadora e presidente do The Mega-Cities Project, uma ONG global que compartilha soluções inovadoras entre as maiores cidades do mundo. Ela foi membro titular do corpo docente do Departamento de Planejamento Urbano e Regional da Universidade da Califórnia em Berkeley. Seus prêmios incluem um Guggenheim, Fulbright, Global Citizen’s e o Scroll of Honor das Nações Unidas.
Sua ajuda é importante para nossas cidades. Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Durante os anos 1920, Nova York viveu uma época de abundância de moradias, em contraste com o cenário do século 21. A produção habitacional daquele período pode nos oferecer importantes ensinamentos para a crise atual.
Por que uma pessoa escolhe morar em uma cidade? A defesa das cidades geralmente é focada em como melhorá-las localmente, não existindo uma reflexão clara do porquê elas são necessárias no tamanho e na densidade que possuem hoje.
Maria Luisa compartilha suas experiências com pesquisas digitais na favela Vila Missionária, em São Paulo, e explica como essas experiências a levaram a desenvolver o Neibz, uma ferramenta para coleta de dados urbanos.
COMENTÁRIOS