Curitiba: 50 anos de lições do primeiro BRT do mundo
O famoso BRT de Curitiba serviu como referência para outras cidades do mundo, mas também teve que enfrentar desafios e atualizações ao longo dos anos.
Confira nossa conversa com Michel Farah, fundador da Farah Service, sobre a gestão privada de espaços públicos.
15 de janeiro de 2025Para conversar sobre a gestão privada de espaços públicos e o trabalho da Farah Service, recebemos o seu fundador, Michel Farah.
De São Paulo, Michel é formado em Administração pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Em 1986, aos 19 anos, fundou a Farah Service, referência nacional de recuperação de áreas verdes, zeladoria, manutenção de equipamentos, monumentos e espaços públicos em geral. A empresa é responsável pela administração de mais de 20 milhões de metros quadrados de área urbana, em mais de 5 mil praças pelo país. Em 2019, Michel ganhou o prêmio “Homens de Destaque”, nomeado pelo Presidente da Câmara, e em 2020 fechou um contrato com a CPTM para se tornar o administrador do maior eixo de modal alternativo da cidade de São Paulo, a Ciclovia São Paulo, com 21,5 km de extensão e mais de 300 mil metros quadrados de área verde.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Largo da Batata Ruffles: por que prefeitura de SP suspendeu concessão à PepsiCo
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarO famoso BRT de Curitiba serviu como referência para outras cidades do mundo, mas também teve que enfrentar desafios e atualizações ao longo dos anos.
Conheça a estratégia que visa incentivar o movimento e a atividade física no cotidiano das pessoas por meio do planejamento do espaço urbano.
A redução do congestionamento não é o argumento mais convincente para a implantação de uma infraestrutura para bicicletas, mas existem muitas razões para construí-las.
As transformações no lote da casa do filme ao longo dos anos ajudam a entender como se deu o desenvolvimento urbano do bairro do Leblon, no Rio de Janeiro.
Confira nossa conversa com o economista Rodger Campos sobre mercado imobiliário, economia urbana e acesso a oportunidades.
Os urbanistas e cientistas de dados Santiago Fernández Reyes e Apaar Bansal explicam como uma nova ferramenta pode conectar as lacunas entre o uso do solo e o transporte, incentivando políticas que oferecem habitação adequada em localizações mais estratégicas.
Ao tentar classificar cidades como "planejadas" ou "não planejadas", deixamos de nos atentar a algumas nuances que revelam como as cidades realmente funcionam.
O urbanismo praticamente não tem espaço no debate público, ficando restrito a pequenos núcleos acadêmicos e burocratas.
Entenda quais são os riscos, impactos e soluções para salvar vidas no trânsito.
COMENTÁRIOS