Podcast #111 | Desafios do debate urbanístico brasileiro
Confira nossa conversa com o jornalista Raul Juste Lores sobre o debate urbanístico no Brasil nos últimos anos.
Confira nossa conversa com Michel Farah, fundador da Farah Service, sobre a gestão privada de espaços públicos.
15 de janeiro de 2025Para conversar sobre a gestão privada de espaços públicos e o trabalho da Farah Service, recebemos o seu fundador, Michel Farah.
De São Paulo, Michel é formado em Administração pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Em 1986, aos 19 anos, fundou a Farah Service, referência nacional de recuperação de áreas verdes, zeladoria, manutenção de equipamentos, monumentos e espaços públicos em geral. A empresa é responsável pela administração de mais de 20 milhões de metros quadrados de área urbana, em mais de 5 mil praças pelo país. Em 2019, Michel ganhou o prêmio “Homens de Destaque”, nomeado pelo Presidente da Câmara, e em 2020 fechou um contrato com a CPTM para se tornar o administrador do maior eixo de modal alternativo da cidade de São Paulo, a Ciclovia São Paulo, com 21,5 km de extensão e mais de 300 mil metros quadrados de área verde.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Largo da Batata Ruffles: por que prefeitura de SP suspendeu concessão à PepsiCo
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira nossa conversa com o jornalista Raul Juste Lores sobre o debate urbanístico no Brasil nos últimos anos.
O Coeficiente de Aproveitamento determina a área construída permitida em cada lote da cidade. Apesar de ser um instrumento importante na gestão urbana, a forma como ele é definido e aplicado no Brasil carrega diversas contradições.
A contribuição da vida e obra de Donald Shoup é fundamental para entender os problemas dos estacionamentos nas cidades.
Com arte, paisagismo, mobiliário urbano, lojas, restaurantes e pistas para ciclismo e caminhadas, municípios estão mudando a forma como os indivíduos enxergam e utilizam esses lugares. Conheça algumas dessas medidas que têm recuperado a vitalidade dessas regiões.
É consenso entre pesquisadores que investir em infraestrutura cicloviária atrai mais pessoas à rua. A bicicleta, além de ser um carro a menos, pode ser utilizada tanto para deslocamentos curtos como para longos.
A ampliação do acesso à água tratada e à coleta de esgoto pode trazer diversos benefícios para a economia, a saúde pública e a coesão social.
Pequenas intervenções preventivas no desenho urbano podem ser mais valiosas do que vários policiais.
Confira nossa conversa com Janice Perlman sobre sua pesquisa nas favelas do Rio de Janeiro.
Cabo Verde, na África, tinha uma política habitacional muito voltada para a construção de novas moradias, mas reconheceu que era necessária uma nova abordagem com outras linhas de atuação. O que o Brasil pode aprender com esse modelo?
Anthony, recomendo que faça melhor o trabalho de pesquisa. Uma entrevista dessas sem contraponto fica muito ruim! Valeria ir atrás de pesquisar os resultados e a qualidade das parcerias feitas para informar melhor as perguntas…