Aprendendo com o urbanismo de Curitiba | Dias 3 e 4
Encerrando esta série, relatamos os últimos dias da Missão Urbanística Caos Planejado, conhecendo espaços públicos, o sistema de transporte coletivo e a atuação da iniciativa privada em Curitiba.
Confira nossa conversa com José Alexandre Scheinkman sobre a economia da reconstrução e os desafios do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil.
17 de julho de 2024Para conversar sobre a economia da reconstrução e, também, a reconstrução da economia, falando sobre os desafios do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil e a situação do Rio Grande do Sul após as enchentes, recebemos José Alexandre Scheinkman, um dos maiores economistas do Brasil.
Nascido no Rio de Janeiro, José Alexandre foi aluno do Colégio Pedro II e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e fez PhD em Economia pela Universidade de Rochester. É professor de economia da Universidade Columbia (cadeira Charles e Lynn Zhang), professor emérito de economia da Universidade Princeton (cadeira Theodore Wells ‘29) e pesquisador associado do NBER (National Bureau of Economic Research). No passado, foi chefe do departamento de economia e professor da Universidade de Chicago, professor visitante do Collège de France e Vice-Presidente no Financial Strategies Group do Goldman Sachs.
Scheinkman é membro da National Academy of Sciences, membro correspondente da Academia de Ciências do Brasil e membro dos conselhos de administração da Cosan SA e StoneCo.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
A crise urbana – José Alexandre Scheinkman
José Alexandre Sheinkman no programa Roda Viva (2005)
“Fui orientador de um Prêmio Nobel de Economia”
Podcast LADO B – O poder da cópia, por José Scheinkman
The Problem with FEMA No One Is Talking About
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarEncerrando esta série, relatamos os últimos dias da Missão Urbanística Caos Planejado, conhecendo espaços públicos, o sistema de transporte coletivo e a atuação da iniciativa privada em Curitiba.
No segundo dia da Missão Urbanística do Caos Planejado, visitamos o IPPUC, órgão responsável pelo planejamento da cidade, e conhecemos mais sobre a história e o legado de Jaime Lerner na cidade.
Confira os principais aprendizados da nossa Missão Urbanística, viagem de estudos urbanos do Caos Planejado para Curitiba. No primeiro dia, conhecemos o projeto Bio Favela e visitamos algumas comunidades da cidade.
Quando todos perdem tempo, alguém precisa repensar o sistema.
"O Brasil ainda não se deu conta do tamanho do impacto dos carros autônomos".
Precisamos de mais algumas cidades de verdade. Como podemos consegui-las?
O holandês Aldo van Eyck levantou mais de 700 parques infantis enquanto esteve na gestão pública de Amsterdã. As intervenções eram simples e completamente integradas ao entorno.
Leia e assine o manifesto em defesa dos arquitetos(as) e urbanistas populares que atuam nas cidades brasileiras.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
COMENTÁRIOS