As cidades estão cada vez mais quentes, mas infraestruturas melhores podem amenizar o calor
Diante de eventos climáticos extremos, as cidades precisam adotar estratégias para garantir o bem-estar de seus moradores mesmo em altas temperaturas.
Confira nossa conversa com José Alexandre Scheinkman sobre a economia da reconstrução e os desafios do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil.
17 de julho de 2024Para conversar sobre a economia da reconstrução e, também, a reconstrução da economia, falando sobre os desafios do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil e a situação do Rio Grande do Sul após as enchentes, recebemos José Alexandre Scheinkman, um dos maiores economistas do Brasil.
Nascido no Rio de Janeiro, José Alexandre foi aluno do Colégio Pedro II e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e fez PhD em Economia pela Universidade de Rochester. É professor de economia da Universidade Columbia (cadeira Charles e Lynn Zhang), professor emérito de economia da Universidade Princeton (cadeira Theodore Wells ‘29) e pesquisador associado do NBER (National Bureau of Economic Research). No passado, foi chefe do departamento de economia e professor da Universidade de Chicago, professor visitante do Collège de France e Vice-Presidente no Financial Strategies Group do Goldman Sachs.
Scheinkman é membro da National Academy of Sciences, membro correspondente da Academia de Ciências do Brasil e membro dos conselhos de administração da Cosan SA e StoneCo.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
A crise urbana – José Alexandre Scheinkman
José Alexandre Sheinkman no programa Roda Viva (2005)
“Fui orientador de um Prêmio Nobel de Economia”
Podcast LADO B – O poder da cópia, por José Scheinkman
The Problem with FEMA No One Is Talking About
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarDiante de eventos climáticos extremos, as cidades precisam adotar estratégias para garantir o bem-estar de seus moradores mesmo em altas temperaturas.
Enquanto brasileiros se indignam com poluição visual e prédios altos, milhões vivem sem infraestrutura básica e sob domínio do crime organizado.
Confira a nossa conversa com a urbanista e vereadora em Curitiba, Laís Leão, sobre o papel dos vereadores nas cidades.
Os contrastes e semelhanças entre as diferentes cidades na gestão do transporte público coletivo revelam deficiências, pontos de atenção e oportunidades de melhoria.
As cidades brasileiras precisam de um alinhamento maior entre o planejamento urbano e o estudo das relações econômicas.
Mapas digitais oficiais podem transformar o planejamento urbano no Brasil, ampliando a segurança jurídica e integrando informações.
Quando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Confira nossa conversa com Kátia Mello e Andressa Capriglione sobre o Moradia Primeiro, uma estratégia de transformação social para lidar com a população em situação de rua.
Promoções e praticidade do comércio eletrônico podem esconder impactos negativos da modalidade para a vida urbana das grandes cidades.
COMENTÁRIOS