Desmistificando a gentrificação
A gentrificação é vista como a grande vilã das cidades. No entanto, é preciso entender o que esse termo realmente significa.
Confira nossa conversa com Luis Afonso Senna sobre a Tarifa Zero.
26 de abril de 2024Para conversar sobre a Tarifa Zero e suas implicações, recebemos o engenheiro e especialista em transportes, Luis Afonso Senna.
Nascido em Porto Alegre, Senna é formado em Eng. Civil pela UFRGS, é mestre em transportes pela COPPE da UFRJ, PHD em transportes pela universidade de Leeds, na Inglaterra e pós-doutor pela universidade de Oxford.
Em uma carreira extensa na área de transportes, foi professor de Engenharia da UFRGS, consultor do Banco Mundial, diretor da ANTT, secretário de mobilidade urbana de Porto Alegre e presidente da EPTC, empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre.
Mais recentemente, foi presidente da AGERGS (Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul). É autor dos livros “Rodovias Auto-sustentadas: O Desafio do Século XXI” e “Economia e Planejamento dos Transportes”.
Possui inúmeros artigos em conferências, congressos, jornais e revistas científicas em nível nacional e internacional. Atualmente trabalha como consultor de empresas privadas e de instituições públicas nas três esferas de governo no Brasil e exterior.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Passe livre ou pedágio urbano? Dois lados da mesma moeda
Como evitar o colapso do transporte coletivo pós-pandemia
Miragens à vista no financiamento da mobilidade urbana
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarA gentrificação é vista como a grande vilã das cidades. No entanto, é preciso entender o que esse termo realmente significa.
Pesquisa indica que a criação de novas motofaixas não condiz com o objetivo de reduzir acidentes com motociclistas.
Ícone da arquitetura, o Copan é, ao mesmo tempo, um edifício tombado e um condomínio, além de estar em uma área central que passa por políticas de requalificação. Como a legislação lida com casos como este?
Confira a nossa conversa com o urbanista Luiz Hayakawa, que trabalhou no desenvolvimento do BRT de Curitiba.
O ritual matinal que trata crianças como encomendas, não como pessoas.
Densidade e verticalização são termos que frequentemente se confundem. Mas eles não são sinônimos.
A atual discussão sobre a Tarifa Zero — e sua tentativa de expansão nacional — une operadores e ativistas de forma inusitada. Mas os argumentos de ambos são questionáveis.
A estratégia da cidade de Loja, no Equador, gerou ganhos em mobilidade ativa, infraestrutura, mitigação de inundações e bem-estar emocional.
Confira a nossa conversa com o presidente da SP Urbanismo, Pedro Fernandes.
COMENTÁRIOS