As esquinas por que passei
Como as esquinas, esse elemento urbano com tanto potencial econômico, cultural e paisagístico, podem ter sido ignoradas por tanto tempo pela produção imobiliária em São Paulo? É possível reverter essa situação?
Confira nossa entrevista com Alex Abiko sobre a urbanização de favelas.
20 de dezembro de 2023No episódio de hoje, conversamos com Alex Abiko sobre a urbanização das favelas. Nosso convidado discute os processos de melhoria urbana nas favelas brasileiras, o histórico dos programas habitacionais, as experiências internacionais e os desafios enfrentados aqui no Brasil.
Alex é nascido em São Paulo, é engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da USP, Doutor e Professor Titular em Gestão Urbana e Habitacional pela mesma instituição. Tem desenvolvido suas atividades didáticas e de pesquisa nos temas de Habitação Social e Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Habitare – Urbanização de Favelas: Procedimentos de Gestão
International Review of Slum Upgrading Practices
URB Favelas: II Seminário Nacional Sobre Urbanização de Favelas
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarComo as esquinas, esse elemento urbano com tanto potencial econômico, cultural e paisagístico, podem ter sido ignoradas por tanto tempo pela produção imobiliária em São Paulo? É possível reverter essa situação?
Enquanto Nova York adia seus planos para reduzir o congestionamento, o sucesso de políticas de taxa de congestionamento em outras cidades prova que essa medida não é apenas inteligente — é popular.
As intervenções em assentamentos precários em bairros de maior e menor renda mostram que a política pública se dá de maneira distinta. Cabe questionarmos: o que leva a esse cenário? Quais forças devem influenciar a decisão de se urbanizar favelas em certos bairros e não em outros?
Para comemorar o aniversário de 10 anos, selecionamos artigos importantes de cada ano de existência do Caos Planejado.
A transformação da cidade de Medellín teve como inspiração um projeto brasileiro, mas é difícil reproduzir o modelo colombiano para obter resultados semelhantes aqui.
Garantir o direito das crianças ao brincar nos espaços urbanos vai muito além da construção de parques e playgrounds.
Nem tudo o que é prometido em termos de infraestrutura e serviços acaba sendo entregue pelas intervenções. Já a sensação de segurança, endereçada indiretamente pelas obras, pode aumentar, apesar de os problemas ligados à criminalidade persistirem nas comunidades.
Confira nossa conversa com Ricky Ribeiro e Marcos de Souza sobre o Mobilize Brasil, o primeiro portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana sustentável.
A criação de novas rotas de transporte informal pode ajudar a atender às necessidades de deslocamento de muitas pessoas.
COMENTÁRIOS