A cidade de 15 minutos: mito e realidade
Poder ter todas as necessidades diárias supridas a apenas 15 minutos de caminhada de casa é uma ideia muito atraente. Mas será que o planejamento urbano é capaz de alcançar isso plenamente?
Confira nossa entrevista com Alex Abiko sobre a urbanização de favelas.
20 de dezembro de 2023No episódio de hoje, conversamos com Alex Abiko sobre a urbanização das favelas. Nosso convidado discute os processos de melhoria urbana nas favelas brasileiras, o histórico dos programas habitacionais, as experiências internacionais e os desafios enfrentados aqui no Brasil.
Alex é nascido em São Paulo, é engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da USP, Doutor e Professor Titular em Gestão Urbana e Habitacional pela mesma instituição. Tem desenvolvido suas atividades didáticas e de pesquisa nos temas de Habitação Social e Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Habitare – Urbanização de Favelas: Procedimentos de Gestão
International Review of Slum Upgrading Practices
URB Favelas: II Seminário Nacional Sobre Urbanização de Favelas
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarPoder ter todas as necessidades diárias supridas a apenas 15 minutos de caminhada de casa é uma ideia muito atraente. Mas será que o planejamento urbano é capaz de alcançar isso plenamente?
Cidades brasileiras frequentemente alegam não possuir recursos para ampliar ou melhorar a sua infraestrutura, mesmo para algumas finalidades básicas como zeladoria de espaços públicos ou implantação de ciclovias, ambas de relativo baixo custo.
Dados geoespaciais e análises socioambientais impulsionam o planejamento urbano sustentável, como demonstram os casos de Belo Horizonte e Campinas.
Confira nossa conversa com Victor Macêdo, da Prefeitura de Fortaleza, sobre as transformações na mobilidade urbana da cidade.
A medida da Prefeitura de São Paulo vai na contramão de tudo que uma gestão eficiente da mobilidade urbana e dos espaços públicos deveria ser.
A criação da "Faixa 4" do Minha Casa Minha Vida só reforça as contradições que o programa sempre teve.
Bairros e comunidades necessitam de espaços públicos onde as pessoas gostam de estar. Existem diferentes formas de ativar esses espaços, tornando-os mais vibrantes e interessantes.
Muitos se perguntam como podem contribuir com a cidade ou iniciar um projeto para ela. Esta é a lista atualizada com algumas das principais possibilidades.
Confira nossa conversa com Henrique Evers e Guilherme Iablonovski sobre como foi a expansão demográfica e morfológica das cidades brasileiras nos últimos 30 anos.
COMENTÁRIOS