Por que excluímos crianças da vida urbana?
Na tentativa de proteger as crianças, mantendo-as dentro dos muros e dos carros, acabamos prejudicando o seu próprio desenvolvimento e contribuindo para o abandono dos espaços públicos nas cidades.
Confira nossa conversa com Alexandre Cardeman, responsável pela implantação do Centro de Operações do Rio de Janeiro.
20 de novembro de 2024Para conversar sobre o funcionamento do Centro de Operações do Rio de Janeiro, recebemos o responsável por sua implantação, Alexandre Cardeman.
Foi responsável pela implantação do Centro de Operações do Rio, o COR, assumindo a posição de Diretor de Tecnologia e, em seguida, de Chefe Executivo do COR até o ano passado. Neste período também teve experiência na logística municipal para receber grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, fora eventos anuais como o Reveillion e o Carnaval. Também foi Vice-Presidente da empresa municipal de informática do Rio, a Iplan, e Coordenador de Infraestrutura e Redes de Comunicação na Secretaria de Fazenda da Cidade do Rio de Janeiro. Tem formação e experiência na área de Cidades Inteligentes e é pós-graduado em Tecnologias de Rede na Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Engenharia e Planejamento Urbano pela PUC Rio.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
VII Desafio COR – Virando o jogo no Rio
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarNa tentativa de proteger as crianças, mantendo-as dentro dos muros e dos carros, acabamos prejudicando o seu próprio desenvolvimento e contribuindo para o abandono dos espaços públicos nas cidades.
Dezembro de 2024 marcou os 50 anos da Ciclovía, o experimento de Bogotá que abriu suas ruas para pedestres e ciclistas. Todos os domingos, mais de 100 km de vias da cidade ficam livres de carros, trazendo benefícios à saúde pública e aproximando as comunidades.
Restrições de uso e exigências edilícias tornam inviável a produção de moradias compactas e acessíveis nas áreas urbanas consolidadas.
Confira o webinar com o arquiteto e urbanista Roberto Converti sobre o projeto de revitalização do Puerto Madero, em Buenos Aires.
Após a Rua Leôncio de Carvalho ser requalificada como rua compartilhada e calçadão, as mais de 10 mil pessoas por dia que atravessavam na esquina com a Paulista passaram a ter uma caminhada contínua e sem riscos de atropelamento.
É preciso implementar mudanças contra a perpetuação da oferta excessiva de vagas de estacionamento em áreas urbanas.
Confira nossa conversa com Germano Bremm e André Machado sobre o ano após a maior enchente da história de Porto Alegre.
Como uma das séries de maior sucesso da história pode estar relacionada com o desenvolvimento urbano e as dinâmicas do mercado imobiliário de Nova York nas últimas décadas?
Poder ter todas as necessidades diárias supridas a apenas 15 minutos de caminhada de casa é uma ideia muito atraente. Mas será que o planejamento urbano é capaz de alcançar isso plenamente?
COMENTÁRIOS