Por que excluímos crianças da vida urbana?
Na tentativa de proteger as crianças, mantendo-as dentro dos muros e dos carros, acabamos prejudicando o seu próprio desenvolvimento e contribuindo para o abandono dos espaços públicos nas cidades.
Confira nossa conversa com Diogo Lemos sobre segurança viária e motocicletas.
18 de outubro de 2024Para conversar sobre as políticas para promover a segurança dos motociclistas nas cidades, recebemos o arquiteto, urbanista e especialista em mobilidade e segurança viária, Diogo Lemos.
Nascido em São Paulo, Diogo é o Coordenador Executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global para São Paulo, Campinas e Estado de São Paulo. Apoiou a elaboração de planos de segurança viária e outras ações estratégicas para salvar vidas no trânsito e promover a mobilidade saudável, incluindo o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), do Ministério dos Transportes. Antes de se juntar à equipe da BIGRS, trabalhou no WRI Brasil e na Prefeitura de São Paulo. Diogo é arquiteto e urbanista formado pela USP e está cursando mestrado em Gestão e Políticas Públicas na FGV.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
“Mortes no trânsito na cidade de São Paulo são as maiores desde 2015”
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarNa tentativa de proteger as crianças, mantendo-as dentro dos muros e dos carros, acabamos prejudicando o seu próprio desenvolvimento e contribuindo para o abandono dos espaços públicos nas cidades.
Dezembro de 2024 marcou os 50 anos da Ciclovía, o experimento de Bogotá que abriu suas ruas para pedestres e ciclistas. Todos os domingos, mais de 100 km de vias da cidade ficam livres de carros, trazendo benefícios à saúde pública e aproximando as comunidades.
Restrições de uso e exigências edilícias tornam inviável a produção de moradias compactas e acessíveis nas áreas urbanas consolidadas.
Confira o webinar com o arquiteto e urbanista Roberto Converti sobre o projeto de revitalização do Puerto Madero, em Buenos Aires.
Após a Rua Leôncio de Carvalho ser requalificada como rua compartilhada e calçadão, as mais de 10 mil pessoas por dia que atravessavam na esquina com a Paulista passaram a ter uma caminhada contínua e sem riscos de atropelamento.
É preciso implementar mudanças contra a perpetuação da oferta excessiva de vagas de estacionamento em áreas urbanas.
Confira nossa conversa com Germano Bremm e André Machado sobre o ano após a maior enchente da história de Porto Alegre.
Como uma das séries de maior sucesso da história pode estar relacionada com o desenvolvimento urbano e as dinâmicas do mercado imobiliário de Nova York nas últimas décadas?
Poder ter todas as necessidades diárias supridas a apenas 15 minutos de caminhada de casa é uma ideia muito atraente. Mas será que o planejamento urbano é capaz de alcançar isso plenamente?
COMENTÁRIOS